Cozinha ecológica - veja como funciona!

cozinha ecológica

foto: Faltazi

Já imaginou ter em sua casa uma cozinha ecológica, que não gerasse tanto lixo e ainda tivesse todo um sistema de reciclagem? Ela existe!

O estúdio de design Faltazi, na França criou um protótipo de cozinha, a Ekokook, que conta com pia, fogão e geladeira, que também estão associadas a um sistema de engenharia muito interessante, aonde separa resíduos sólidos (vidro, papel, plástico, alumínio) e orgânicos para reciclagem.

A Ekokook dispõe de um sistema de compostagem simples para o lixo orgânico, construído a partir de um tambor rotativo. Nele, minhocas transformam cascas de frutas, legumes, borra de café, saquinhos de chá e restos de comida em adubo, destinado ao jardim, à hortinha ou aos vasos.

O módulo possui dimensões ajustáveis e pode ser montada com todos os componentes ou apenas com uma das micro usinas, de acordo com as necessidades de cada família.

Economia de água

O módulo adaptável para casas e apartamentos contemporâneos ainda conta com um sistema de reaproveitamento de água através de duas pias.

A primeira serve para lavar utensílios e panelas com muita gordura. O líquido, nesse caso, segue direto para a rede de esgoto, porque é de difícil tratamento. Na segunda pia, porém, a água que escorre pelo ralo - após a lavagem "leve" de louças e alimentos - segue para um sistema de filtragem para, então, ser armazenada e reaproveitada na rega de plantas ou para a limpeza doméstica.

O modelo patenteado pelos sócios do Faltazi ainda não está à venda. Seu criadores estão de parcerias para a fabricação em lote.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: cozinha reciclagem