Como escolher a cor de pintar a parede?

O tom da parede deve harmonizar com os móveis e elementos decorativos - Saiba como escolher!
Steellayer Retrofit

Escuro ou claro? Vibrante ou pastel? Veja dicas valiosas para não errar na escolha! Foto - Divulgação

Pintar a parede de casa exige muito cuidado na escolha das cores. Isto porque além de levar em conta o gosto pessoal, é importante avaliar o estilo do imóvel, o tipo de cômodo e a tonalidade de portões, janelas e portas. 

Para falar mais sobre esta difícil escolha, a designer criadora dos padrões do Steelllayer, revestimento em aço da Ananda Metais, dá dicas para quem deseja redecorar as paredes de casa, não errar ao escolher a cor dos revestimentos.

A escolha das cores das paredes deve estar ligada diretamente com o ambiente que se deseja criar. De acordo com a designer que cria os padrões do Steellayer, revestimento em aço da Ananda Metais, Camila Castilho, para um local mais alegre, cores fortes são as mais indicadas, porém é preciso levar em conta as proporções do espaço no qual elas serão aplicadas. “Uma cozinha de 5x7m² com uma cor forte em todas as paredes, como o laranja, vermelho, azul ou amarelo vai parecer menor. A mesma cor em um cômodo de 2x2m² vai fazer ele parecer minúsculo. Se a pessoa quiser muito utilizar uma cor forte em um ambiente pequeno, deve pintar uma única parede, o que vai dar destaque, quebrar a monotonia e alegrar o ambiente sem fechar o espaço”, conta Camila. Essa regra vale também para outros cômodos da casa, já que o exagero pode causar cansaço e irritação.

Ambiente divertido e doce!

Steellayer Retrofit

Foto - Divulgação

Segundo a designer, as candy colors, ou seja, cores em tons pastéis, também têm a proposta de alegrar os ambientes. A diferença é que elas têm tonalidade mais clara, o que garante maior suavidade. “Elas estão em alta na decoração e oferecem uma proposta de alegria, diversão e ao mesmo tempo transmitem tranquilidade e aconchego”. Camila conta que são cores que se encaixam melhor em quartos e salas de leituras e dão ao ambiente um toque de modernidade.

Fachada nos trinques

Steellayer Retrofit

Foto - Divulgação

Quando o assunto é o revestimento da fachada, a escolha das cores fica mais livre, já que a maioria dos tons podem ser usados. “As cores da fachada precisam combinar com o estilo da casa, com a cor dos portões, portas e janelas. Obviamente, é importante levar em conta o gosto pessoal”, afirma Camila. Para a designer, é preciso que a pessoa saiba que a cor escolhida revela a personalidade dos moradores ou da empresa. Pode-se trabalhar tanto uma imagem mais ousada e arrojada, quanto uma imagem mais clássica ou tradicional.

E aí, qual seu estilo?

Steellayer Retrofit

Foto - Divulgação

Escolher o estilo da decoração, como rústico, moderno, contemporâneo, ajuda na hora de escolher as cores que vão ser utilizadas nos revestimentos;

Escuro, claro ou colorido?

Steellayer Retrofit

Foto - Divulgação

Em ambientes internos é preciso sempre avaliar a iluminação, isso porque as tonalidades podem parecer diferentes conforme suas variações. Se houver a combinação de luz fraca com cores escuras, o ambiente pode ficar muito escurecido;

Use cores fortes (com cautela!)

Steellayer Retrofit

Foto - Divulgação

Cores como o vermelho, laranja e amarelo são indicadas para o revestimento de uma única parede e em alguns objetos do ambiente;

Por Thamirys Teixeira

Comente