Cantinho de fé - monte o seu!

Cantinhos de fé

Foto/Divulgação Arte e Fé

A maioria das pessoas que seguem alguma religião gosta de montar um altar em casa. Ele serve como um espaço intimista e reservado para reflexão e oração, seja individual ou familiar. É como se, a qualquer hora do dia, você pudesse parar um momento para entrar em sintonia com suas crenças.

Regina Rossini, decoradora e consultora de feng shui, dá as dicas de como montar um minialtar em casa. Ela explica que, a partir da transformação de nossas casas em locais sagrados, criamos lugares muito especiais que nos ajudam a transformar e a reabrir nosso local sagrado interior.

"Dentro desse espaço sagrado é sempre muito importante a montagem de algum tipo de altar. Ele não precisa ser forçosamente ‘espiritual’ por natureza, mas somente uma área onde reservamos para colocar coisas importantes na nossa visão e dotadas de significado especial", conta a decoradora.

Entre os locais possíveis para a montagem de um minialtar estão beiral de janela, área do piso, borda da banheira, tampo de uma cômoda ou mesinha de canto. "Temos minialtares em pequenas prateleiras de vidro, em oratórios de madeira e em salas ou varandas com a decoração totalmente dedicada a eles", lembra Regina.

Regina Rossini fez uma lista dos materiais típicos de altar. Segundo ela, os objetos citados devem falar ao coração e reforçar a fé na vida, nas pessoas, na bondade, em Deus, e em você mesma:

- Velas ou objeto de cor quente que simbolize o elemento fogo (estímulo/motivação);

- Incenso ou perfume predileto: dizem que o amor tem cheiro;

- Estátuas, imagens, símbolos e medalhas;

- Pedras trazidas pela correnteza;

- Cristais e pedras preciosas;

- Livros de preces e de inspiração;

- Declarações, escritos pessoais e ditados positivos;

- Música e cânticos - melodias que transformam seu estado de ser;

- Água, fontes - traduzem limpeza, transparência e fluidez;

- Óleos de aromaterapia;

- Flores: a delicadeza desses símbolos solares traz suavidade e graça para o ambiente;

- Cofrinho: a abundância financeira pode ser representada pelo cofrinho ou por moedas;

- Fotos: retratos de lugares e pessoas que amamos e admiramos são acréscimos maravilhosos para qualquer espaço de altar.

De acordo com o feng shui, se o minialtar for direcionado à religião e ao conhecimento, a sugestão de Regina é montá-lo na área de espiritualidade referente ao Ba guá, que fica sempre do lado esquerdo da planta baixa, relativo à entrada principal do imóvel.

A decoradora esclarece: "No guá da Família poderão se acrescentados objetos que lembrem a vida familiar harmoniosa, como fotos de reuniões felizes, bonsai de pequenas árvores,vaso com flores e elementos de madeira". No guá Relacionamento podem ser colocados mimos do casal e pequenas lembranças, como bilhetes, minipresentes e objetos em par. Na área Filhos as sugestões são objetos divertidos, como um minissapatinho.

O custo para a execução de um minialtar é bastante variável. Um modelo com prateleira de vidro 60 x 25cm e elementos básicos como incenso, perfumes, flores, velas, imagem, livrinhos e cristais pode ser feito com o investimento aproximado de R$ 100,00 (ou até menos).

Antes de criar um minialtar em casa, você precisa pensar nos motivos pelos quais o quer. "O que esse espaço irá fazer por você? Vai usá-lo para ficar sentada, serena e silenciar o mundo? Para se ligar com seu eu superior? Para se livrar do estresse? Crie um álbum mental e selecione para as páginas em branco as fotos que você deseja para a sua vida a partir de agora. Então inspire-se e crie seu espaço sagrado!", finaliza Regina.


Veja onde comprar:

Mari Art Vitrais e ArtesanatosGalery ArtVia LuminaEspaço Via Sol

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: compras artesanato religião altar montar altar