As cores do Brasil na decoração - dicas de como combinar

decoração Copa

foto: divulgação

Muita gente já pensando em decorar a casa ou o escritório pra Copa do Mundo, mas é importante que essa decoração não torne o ambiente da casa desarmônico e cansativo.

As cores da bandeira do Brasil são quatro, sendo o amarelo e o azul cores primárias. O verde é uma cor secundária e o branco, a junção de todas as cores. "Cada cor, separadamente, provoca diferentes sensações e a combinação delas pode trazer harmonia ao ambiente. Mas é preciso saber dosar sua utilização", diz a arquiteta e consultora da Futura Tintas Anna Flávia Bueno.

"Enquanto o amarelo nos remete a sensações de calor, alegria e descontração, o verde e o azul nos levam ao estado de tranquilidade, serenidade e liberdade. O branco é sempre bem-vindo, por ser a junção de todas as cores", diz Anna Flávia.

O amarelo fica muito harmônico com cores neutras, como o branco, cinza ou preto. No entanto, a combinação do amarelo com o azul deixa o ambiente com um ar despojado e com mais vida, pois essas cores se completam. Sendo uma cor quente e outra fria, a harmonia é inevitável com essa combinação. "As cores Sol de Verão e Azul Profundo, da Futura Tintas, formam esta perfeita combinação, principalmente quando combinadas com os móveis, tapetes e itens da decoração em branco", explica Anna.

Para a consultora, a combinação do verde com o amarelo não passa despercebido, pois é forte e alegre, transmitindo uma sensação refrescante, descontraída e de bem-estar. Já o verde com o azul devem ser utilizados juntos na decoração somente quando o objetivo for deixar o ambiente mais sereno, tranquilo e sem muito movimento, pois essas cores remetem ao descanso e relaxamento.

A combinação do branco somente com o verde, azul ou amarelo sempre será harmônica. "Pode abusar e criar com liberdade e certeza de não errar", avisa a consultora.

No entanto, se você é do tipo que prefere usar as cores da bandeira em móveis ou pisos, cuidado para não exagerar na decoração. "Neste caso, prefira as paredes, cortinas e tapetes em tons claros para não ficar um ambiente cansativo e exagerado. E o mesmo vale para o contrário, quando estes objetos forem em tons fortes, utilize tons claros nos móveis e itens da decoração", explica Anna. "Agora, o que não pode faltar mesmo é a bandeira do país, uns quitutes e amigos para torcer juntos pela nossa seleção", conclui Anna Flávia.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: decoração copa do mundo