5 erros comuns ao decorar ambientes pequenos

decoração

Shutterstock

Não é porque o apartamento é pequeno que não existe a necessidade de planejar a decoração do ambiente. Pelo contrário, é necessário planejar bem como o espaço será usado e organizado, para usufruir da melhor forma as poucas possibilidades. Invista também na funcionalidade e no seu estilo de vida. Não adianta nada ter uma mesa de jantar para seis pessoas se você raramente usa, por exemplo. Adeque o ambiente à sua realidade.

Veja os 5 erros mais comuns na hora de decorar ambientes pequenos e atente-se ao que não fazer!

1.Não medir o espaço - parece óbvio né? Mas não. Muitas pessoas se esquecem que o espaço é incompatível com o tamanho de alguns móveis, o que acaba tornando o espaço mais crítico. O ideal é fazer uma planta e considerar o local onde será colocado o móvel, com eventuais folgas para facilitar a limpeza e a circulação. O mobiliário planejado pode ser uma ótima solução.

2.Ignorar a área de circulação - deixar tudo apertadinho só para caber não é a solução. A falta de passagem e circulação atrapalha na qualidade devida no dia a dia. Procure viver em um ambiente agradável, não deixe de priorizar o seu conforto e acomodação. Menos é mais, lembre-se. Evite móveis em corredores ou entre portas.

3.Exagerar nas cores - o uso de cores escurar interfere no ambiente pois diminui a sensação de amplitude. Então é melhor apostar em cores claras e neutras nas paredes e deixar cores escuras e contrastantes nos detalhes, como abajures e almofadas, por exemplo.

4.Ignorar a iluminação - assim como nas cores, é preciso dar importância à claridade. Pouca luz sempre dá aquele efeito de "aperto". O ideal é a iluminação natural vinda de uma boa janela, mas se não for possível aposte na iluminação artificial, abajures, spots e e até luminárias de chão bem direcionadas.


5.Dividir o espaço ao invés de integrar - se o apartamento é muito pequeno ou então é um flat, está na hora de você rever a questão de portas e divisórias do ambiente. O ideal é integrar os espaços. Como o ambiente em questão já é despojado em si, vale apostar na modernidade e integrar sala e quarto ou sala e cozinha, por exemplo.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: decoração