5 dicas para te ajudar a escolher o tapete ideal

Dicas para escolher o tapete ideal

Foto - Shutterstock

Além de deixar o ambiente mais aconchegante, os tapetes são ótimos aliados para enfeitar salas e quartos de maneira simples e elegante. Mas entre tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil escolher o que mais se encaixa nos planos que você tem para a decoração da sua casa.

Se você está em busca do tapete ideal, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

Qualidade: esse é o ponto principal que deve ser analisado. O material usado para confeccionar o tapete é bom? Quanto tempo de vida útil terá o seu tapete? Ele é antibactericida e antiácaro? Essas são algumas questões que você deve se perguntar ao escolher o modelo.

Material: se for um local que é bastante frequentado, opte por tapetes confeccionados com material sintético, como náilon. Se for um local mais reservado, pode apostar em tapetes feitos de fibra natural, como lã.

Combine: pesquise o tapete enquanto estiver comprando os móveis. Assim você não corre o risco de ficar sem tapete porque nenhum combina com a sua mobília do jeito que você queria, ou o contrário - não corre o risco de ter uma sala com muita informação, porque se apaixonou por um tapete lindo e super colorido, mas que está sendo ofuscado pelos seus móveis, que já tinham vida própria! O mesmo vale para o piso do local: se o chão tem uma estampa maravilhosa, prefira um tapete mais liso e vice-versa. Assim um não briga com o outro.

Organize: se o tapete estiver na sala, o ideal é que todos os móveis se encaixem sobre ele - ou seja, quanto mais tapete, melhor. No caso de tapetes ovais ou redondos para a sala, prefira colocar os móveis de forma não tradicional - esse formato combina com salas mais modernas. Em quartos, ou espaços menores (como o hall), o tamanho do tapete pode ser reduzido e o formato vai do gosto do freguês.

Higienização: leve o seu queridinho para tomar um banho ao menos uma vez por ano e faça a manutenção da limpeza em casa, sempre passando aspirador de pó.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: escolha de tapetes tapete ideal