10 dicas para driblar a falta de espaço em casa

Dicas para apartamentos pequenos

Foto - Pinterest

Hoje em dia é cada vez mais comum apartamentos mais caros e menores. Mas a falta de espaço não é desculpa para não ter um local aconchegante e com a sua cara. E para ter mais motivos para chamar o seu cantinho de "lar doce lar" separamos algumas dicas para você lidar melhor com essa situação apertada. Confira!

1 - Espelhos: eles dão a impressão de que o ambiente é maior - o que é ideal para dar um ar de amplitude para lugares pequenos, especialmente apartamentos.

2- Cores claras ou neutras: elas também dão a sensação de locais mais amplos. Sabemos que esse tipo de cor não é lá muito amiga da limpeza, mas invista sempre que possível em móveis e paredes mais claros.

3- Luz natural: também dá a sensação de ambiente aberto. Opte por cortinas que não impeçam toda a entrada de luz e, se tiver alguma janelinha, não deixe objetos largados no parapeito que possam atrapalhar a entrada de iluminação natural.

4- Integração: muitas paredes deixam o lugar ainda menor, sem elas é possível "respirar" novamente. Então opte por ambientes integrados como cozinha com bancada, e sala de jantar e sala de estar sem divisórias. Não quer a cozinha colada na sala? Experimente então divisões feitas com vidro: um espaço não invade o outro e a sensação de lugar aberto permanece.

5- Sem espaço em branco: usar nichos para ampliar os locais de decoração e aproveitar quinas para fazer um armário de canto e até mesmo "compartimentos secretos" são ótimas ideias para aproveitar cada cantinho da sua casa.

6- Truques espertos: portas de correr, estantes vazadas e televisões mais finas também ajudam a ampliar o espaço disponível.

7- Poucos móveis: menos é mais, então tente não exagerar na decoração. Quanto mais "tranqueira" no meio do caminho, menor vai parecer o seu espaço - e menos aconchegante também!

8- Sob medida: mandar fazer os móveis pode estar fora de cogitação no começo, mas é a melhor forma de garantir que cada cantinho será aproveitado.

9- Aproveite a tecnologia: aparelhos "dois em um" podem facilitar quando o assunto é pouco espaço. Aposte em uma lavadora-secadora ao invés de gastar com uma lavadora e uma secadora.

10- Plantas: não vive sem, mas acha que elas não cabem no apartamento? Que tal optar por plantas pequenas, que podem ser penduradas nas paredes, e que não precisem tanto de sol?


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: apartamentos pequenos falta de espaço