Papéis de parede na decoração: cuidados, tendências e fotos

Veja aqui como deixar a decoração da sua casa muito mais bonita com papéis de parede. Modelos, ideias e inspirações para todos os estilos de decoração.
papéis de parede tendências decoração

Veja aqui inspirações para decoração com papel de parede. Foto: Reprodução

Ele ficou sumido durante um bom tempo e depois retornou a fazer sucesso na decoração de casas e apartamentos. O papel de parede não só voltou a ocupar seu devido espaço nas lojas como também trouxe muitas novidades.

"Esta nova geração de materiais possui desenhos exclusivos, texturas diferenciadas e cores que se adequam a todos os estilos de decoração, desde projetos contemporâneos até os mais clássicos", esclarece o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. Saiba tudo sobre papeis de parede aqui no VilaMulher:


Tecnologia  e novidades em papéis de parede

Papéis de parede dourado branco

Decoração dourada e branca. Foto: Reprodução

Mais versáteis e resistentes, o papel de parede deixou de ter restrições de ambiente. Existem produtos que podem ser usados até em banheiros e lavabos. "As últimas tendências deste material são os desenhos florais, brilho e o uso de texturas diferenciadas, simulando tecido", adianta o arquiteto.

Papel de parede banheiro

Parede Geométrico para Banheiro. Foto: Divulgação

Muita gente evita usar papéis de parede alegando que ele descola ou desbota. Mas o arquiteto garante que os novos modelos encontrados no mercado atualmente possuem qualidade diferenciada. "O receio só tem fundamento nos casos em que a superfície onde ele será aplicado não está em perfeito estado. Paredes com vazamentos, infiltrações e problemas estruturais influenciam diretamente no tempo de durabilidade do papel de parede", garante.

Cuidados ao comprar papeis de parede

Papéis de parede cinza decoração

Foto: Reprodução

Mas antes de adquirir um papel de parede para a sua decoração, é preciso tomar alguns cuidados. "Observe a qualidade da impressão, dimensão e espessura. Sem contar que a cor e o desenho escolhido devem estar em harmonia com a decoração do ambiente em que ele será usado", lembra Aquiles. "Outra coisa: evite o uso de tons muito fortes se você não está acostumado. Neste caso, o melhor é manter a linha conservadora." 

Como conservar o papel de parede na decoração da casa

Papéis de parede decoração

Foto: Reprodução

Sobre a forma de conservação, a dica é clara: "O papel de parede não deve receber nenhum tipo de aplicação de produto químico que possa causar danos ou corrosão no material", aconselha Aquiles.

Inspirações para decoração com papel de parede

Cores escuras ou fechadas no papel de parede

Papéis de parede dourado

Fios dourados no papel de parede trazem sofisticação ao ambiente. Foto: Reprodução

Cores escuras podem dar um ar mais sofisticado ao ambiente, além de deixar tudo um pouquinho mais aconchegante. Papéis que remetem a elementos naturais como a madeira são ideais para imitar o material natural. Há também aqueles papéis de parede que imitam revestimento, trazendo um estilo mais natural e rústico no cômodo.
Papéis de parede tijolos

Foto: Reprodução

Papéis de parede madeira

Foto: Reprodução

Além disso, tons mais neutros permitem que o dono da casa ouse em objetos decorativos mais coloridos. Por exemplo, um papel de parede cinza, um sofá também na cor cinza e almofadas com estampas coloridas, listras, outros tecidos ou até mesmo fazendo a combinação com outro papel de parede. Um ambiente elegante e agradável.

Papel de parece cinza-claro, cinza-escuro e amarelo-claro

Papel de Parede Personalizado Uauá. Foto: Divulgação

Papeis de parede claros ou coloridos

Se você pensa em redecorar a casa com alguns elementos que remetem à alegria, pode apostar nas cores mais "vivas". Nada de reformas, um papel de parede já é o suficiente para dar uma repaginada no décor. 

Papéis de parede folhagem

Foto: Reprodução

Uma das cores queridinhas da moda é chamada de rosa millennial. Com um papel de parede, cria a sensação de serenidade no ambiente. A diretora da Cortinagge, Paola Garcia, afirma que algumas pessoas veem o rosa millennial como uma cor infantil, porém vale apostar em um papel de parede dessa cor e combiná-lo com materiais de cores como branco, preto e cinza, e ainda elementos como madeira e fibras naturais.

decoração rosa millenial

Decoração rosa millenial com papel de parede. Foto: Reprodução

Além do rosinha, o azul pode ser uma boa alternativa para um ambiente mais romântico. Se você quer ainda mais vida, pode apostar no verde e em cores ainda mais claras, que combinam com diferentes cores de paredes e ficam incríveis com plantas. Veja mais inspirações para papéis de parede com cores claras:

Papéis de parede azul branco

Foto: Reprodução

Papéis de parede decoração azul floral

Foto: Reprodução/ Cortinagge

Papel de Parede para Banheiro

Foto: Reprodução

Tutoriais ensinam como instalar papel de parede

Por Thamirys Teixeira

Comente