Cimento queimado: tendência de decoração

O cimento queimado pode ser usado em todos os ambientes. Saiba tudo sobre a técnica!
cimento queimado decoração

CiaBarbosa Arquitetura e Interiores

Uma mistura de cimento, areia e água. Parece simples, mas esta é a última tendência em decoração de ambientes.Acessível e de aplicação simples, o cimento queimado deixou de estar somente no chão para invadir paredes e pilares da casa.De acordo com o arquiteto Paulo Henrique Barbosa, sócio do escritório CiaBarbosa Arquitetura e Interiores e professor de workshops da rede C&C Casa e Construção, o cimento queimado voltou com muitas opções para parede. 


Com grande versatilidade, o efeito pode ser usado em quase todos os ambientes da casa, desde o quarto até cozinhas integradas e áreas externas. “Hoje,há muitas fachadas de residências contemporâneas com cimento queimado aplicado. Já existem muitos profissionais que aplicam pintura com efeito cimento queimado, essa técnica pode ficar em área externa sem problema” explica.

cimento queimado decoração

CiaBarbosa Arquitetura e Interiores

O arquiteto convidado pela C&C Casa e Construção contou ao Vila Mulher que o cimento queimado em si precisa ser feito por um profissional habilitado, mas a aplicação da pintura com efeito cimento queimado pode ser feita tanto pelo morador, como com um profissional, desde que exista habilidade.  Para quem quer ter menos trabalho ainda, é possível investir no piso de cerâmica com efeito cimento queimado. “Eles são muito parecidos com o cimento, mas é possível ver os rejuntes entre uma peça e outra”, avisa.  Outro ponto a se considerar é o custo: apesar do cimento queimado custar menos por metro quadrado, a pintura que imita o efeito tem um valor mais alto.

cimento queimado decoração

CiaBarbosa Arquitetura e Interiores

Segundo Paulo Henrique, as opções são variadas, mas os cuidados devem ser levados em questão. “Temos muitas opções de cimento queimado, desde aplicado por profissionais até por moradores, os cuidados vão variar por técnica, mas é importante se informar pelo produto ou profissional como funciona a limpeza e se necessita de alguma manutenção periódica”,diz.

E quem disse que cimento precisa ser propriamente cinza? O arquiteto contou para nós que é possível acrescentar cor no efeito. “Existem várias tonalidades de cimento queimado, tem dos mais claros até os mais escuros e coloridos, tudo vai depender do perfil do morador da residência. Não existe muita regra!”.

Cimento queimado e decoração

cimento queimado decoração

CiaBarbosa Arquitetura e Interiores

O arquiteto Paulo Henrique explicou que o cimento queimado pode deixar a casa com um aspecto “frio”. Para quebrar isso as dicas são simples: “Sempre que usar cimento queimado na casa, procure colocar mobiliários de madeira, que aquecem o ambiente. Pode, também, colocar vasos com plantas, objetos decorativos, cortinas com tecidos naturais, tudo contribui para o ambiente ficar aconchegante”, finaliza.

Por Thamirys Teixeira

Comente