Brises como complemento na decoração

brise

Brise também pode ser usado na fachada de casas - foto reprodução: Pinterest

Já pensou em usar brises na decoração da sua casa? Brise é um item arquitetônico que serve para proteger ambientes da alta incidência de raios solares. Muitos edifícios possuem o sistema e quem mora numa casa grande também pode investir no elemento, que possui diversos tipos de materiais à sua escolha: de madeira, alumínio, ferro, plástico e concreto são os mais comuns, mas há também os de cerâmica, vidro e bambu, por exemplo.

A série de lâminas que caracteriza esse tipo de material lembra uma persiana né? Mas o elemento aperfeiçoado mantém a ventilação do ambiente, poder móvel mas também fixo e é mais usado em fachadas, revestindo as janelas do lado de fora e até mesmo toda a lateral de um prédio.

O que mais se leva em conta ao montar um projeto para a instalação dos brises é a posição do sol. Para as fachadas leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e da tarde, são mais recomendáveis brises com lâminas verticais. Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, os mais indicados são os brises horizontais. A fachada sul tem uma incidência de sol muito menor, então não é tão necessário.

Apesar disso, os brises estão se mostrando cada vez mais versáteis, sendo usados de forma inovadora como um complemento na decoração de casas modernas, inclusive em ambientes internos. Como as variantes do brise que são blocos vazados e uma série de outras opções que estão invadindo cada vez mais o mercado. Veja alguns modelos para se inspirar!


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: brise decoração construção arquitetura