5 dicas para a manutenção do seu imóvel

Não basta ter um imóvel, é preciso manter. Pensando nisso, o VilaMulher traz 5 dicas para a manutenção da sua propriedade

Foto: iStock/© monkeybusinessimages

Nada como entrar em um imóvel com a hidráulica, elétrica e acabamentos impecáveis, para não ter dor de cabeça. Mas para que isso aconteça, é importante que o proprietário deixe o imóvel sempre em bom estado de conservação, seja para venda ou para locação. A manutenção deve ser constante para que nenhum problema se acumule, causando, assim, danos à propriedade. Por isso, listamos 5 dicas para deixar seu imóvel em ordem. Confira!   

Manutenção preventiva 

Com a prevenção, é possível achar o problema no início e tomar as providências para não agravar. Por isso, faça uma avaliação do imóvel a cada três meses, começando pela parte estética, como pisos, pinturas e revestimentos e rachaduras. 

Na parte hidráulica, analise as torneiras, chuveiros e descargas para a verificar se há vazamentos. Na parte elétrica tomadas, pontos de luz, chuveiros e disjuntores devem ser vistoriados com cautela - e de preferência com a energia desligada. 

Profissionais qualificados 

Quando o assunto é reforma o pensamento é sempre um: “quanto irei gastar?” No entanto, mão de obra qualificada é um pouco mais cara, contudo é mais seguro. Por isso, quando verificar que existe algum problema contrate profissionais especializados! 

Local limpo e organizado 

Para quem pensa em vender sua propriedade, essa dica é muito importante. Quando um possível comprador visita um imóvel ainda habitado, ele imagina como ficarão os móveis no ambiente. Locais muito entulhado fazem com que possíveis compradores desistam. 

Espaço externo

Não descuide da área externa, como jardim, canteiros e quintal. Mesmo não parecendo muito importante, os espaços de lazer estão com procura cada vez maior, então a área de descanso precisa estar em ordem.  

Pendências financeiras 

Não deixe taxas, impostos ou contas acumularem. Mantenha tudo em ordem. Faça um acordo, pague tudo e não deixe nada para o próximo morador.  

Por Lívia Duarte

Comente