Tipos de shampoo - transparente, antirressíduo ou leitoso?

Tipos de xampu

Antes de lavar os cabelos é fundamental conhecer os tipos de shampoo que existem no mercado, afinal não é qualquer shampoo que vai lavar bem o seu cabelo. Uma coisa bastante comum, por exemplo, é usar um shampoo e ele deixar seu cabelo com aspecto pesado, como se não tivesse lavado ou enxaguado direito. Por isso te ajudamos a escolher o shampoo conforme o seu aspecto.

Transparente - o shampoo pode até ter cor, mas é transparente. Ele é um shampoo neutro, o famoso shampoo de bebê, que serve puramente para a lavagem dos cabelos, tirando toda a sujeira. É indicado para todos os cabelos, usado antes dos shampoos de tratamento. Use uma ou duas vezes e enxágüe bem, até sentir o cabelo limpo, ou seja, mesmo molhado você dá uma esfregadinha e ele parece ressecado, fazendo um leve barulho.

Translúcido - o shampoo de textura translúcida, perolada, também limpa o cabelo, mas não como o transparente. É mais indicado para o uso diário, está entre o transparente e o leitoso, ou seja: ele limpa e hidrata superficialmente. Por isso é bom ter um shampoo transparente para você poder fazer uma limpeza mais profunda de vez em quando. São indicados para cabelos normais e alguns para cabelos oleosos.

Leitoso - é o shampoo de tratamento, de textura mais densa. Deve ser usado com o cabelo já limpo. É recomendado para cabelos tingidos ou secos porque hidrata os fios enquanto lava.


Antirresíduo - pode ser usado até a cada 15 dias ou antes de uma hidratação mais caprichada, para uma limpeza profunda. Lava bem o cabelo e abre as cutículas para receber o tratamento. Para obter o efeito desejado, a regra é não exagerar na dose do antirresíduo. Para cabelos oleosos, a aplicação indicada é uma vez por semana. Para fios normais, quinzenalmente. E quem tem cabelo seco deve evitar o produto, pois neste caso os fios perdem o brilho.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: dicas cabelo estilo tipos xampu