Tendências e cuidados para os cabelos no inverno

cabelosinverno2014

Os ruivos e os castanhos estão em alta, assim como a coloração ombré, que fica até a próxima estação. Foto - Reprodução

Com a chegada do inverno, saem do armário: casacos, cachecóis, botas e afins. O bronzeado e os tons mais vivos dão lugar à pele mais alva e cores mais sóbrias, tanto nas roupas quanto na maquiagem. Com tantas mudanças para uma estação, nos cabelos não poderia ser diferente.

Para este inverno de 2014, a hair stylist, visagista e sócia-proprietária espaço de beleza Maison Rocha, Rosângela Rocha, aposta em cabelos loiros com fundos escuros. "O ruivo e o marrom também são tendência em cores para o inverno, juntamente com o ombré hair, que continuará em alta até a próxima estação".

No inverno o cabelo tem que dar contraste à pele, sendo assim, pessoas de pele clara devem ter cabelos escuros. As colorações ideais de marrom são caramelo, chocolate e diferentes nuances de café. Outra opção é apostar em mechas finas mesclando uma cor às outras.

Não esquecendo que, durante o inverno, pele e cabelo acabam sendo prejudicados, talvez até sem que percebamos. Além dos efeitos nocivos da estação, é natural que a temperatura do chuveiro suba para um delicioso banho quente. Embora esta seja uma atitude que traz bem-estar, a água quente resseca muito os fios, além de retirar o óleo natural do couro cabeludo, que protege e lubrifica o cabelo.

Cabelos ressecados perdem o cimento intercelular (responsável pela coesão da fibra capilar) e acabam ganhando um aspecto áspero, deixando a tonalidade opaca e caracterizando a falta da elasticidade dos fios. Os fios porosos não absolvem os nutrientes e com as cutículas abertas a tonalidade da cor do cabelo tendem a ficar bem diferentes a da cor desejada.

"Aplicar uma tinta de cor cinza em um cabelo poroso, por exemplo, pode trazer resultados voltados para o chumbo", explica Rosângela. A profissional conta que, além da cor modificada, a coloração tende a durar bem menos, desbotando com muita facilidade. Para a recuperação dos fios porosos, é importante investir em tratamentos avançados que devolvam a saúde da fibra aos fios.

Durante o inverno, a hidratação é uma premissa para quem deseja ter os fios bem tratados. O ideal é que ela seja feita a cada 15 dias ou semanalmente para cabelos com química ou outros agentes agressores. O uso do finalizador deve ser constante, pois o mesmo possui efeito cumulativo, tratando e oferecendo mais benefícios às madeixas.


Por Vila Mulher

Comente