Suco de cebola para acabar com os cabelos brancos!

O suco de cebola aumenta a produção de catalase, que impede o surgimento de fios grisalhos

Foto - Reprodução/phenomenalhair

Cabelos brancos fazem parte da vida e do processo de envelhecimento natural do ser humano. Mas convenhamos que todos preferem retardar o máximo possível a chegada dos fios brancosindesejáveis, que exigem um cuidado maior e mais específico que os cabelos que ainda contêm o pigmento que lhe confere cor. Mas uma descoberta Instituto de Distúrbios Pigmentares, na Holanda, divulgada pelo The FASB Journal, aponta uma solução bem natural para acabar com os cabelos brancos: o suco de cebola.


A descoberta veio após uma pesquisa sobre sobre aplicação tópica de um composto ativado pelo sol chamado PC-KUS (pseudocatalase modificado), que seria a cura definitiva para o surgimento de fios brancos. Contudo, o que os pesquisadores descobriram foi que o cabelo branco/acinzentado é causado, principalmente, por um acúmulo de peróxido de hidrogênio na raiz dos folículos pilosos, e que isso se deve, em grande parte, a uma redução no composto antioxidante natural, chamado catalase. Além de ajudar a limpar o couro cabeludo e os folículos pilosos, o suco de cebola também promove a produção de catalase, que impede o surgimento de fios grisalhos, além de engrossar os folículos pilosos.

Foto - Reprodução/phenomenalhair

Essa "nova" descoberta dos pesquisadores remete a uma pesquisa sobre o suco de cebola feita séculos atrás, pelo fitoterapeuta John Gerard (1545- 1612). John Gerard pontuou que o suco da cebola aplicado no couro cabeludo exposto ao sol por algumas horas seria capaz de fazer o cabelo crescer muito rapidamente, em seu tom natural. Hoje, muitos herbalistas recomendam o suco de cebola, isoladamente ou em combinação com outros itens naturais, como um santo remédio para cabelos grisalhos e ralos. 

A nova pesquisa, cujo autor é o professor doutor Karin U. Schallreuter, também descobriu que o composto modificado (catalase) também funciona para melhorar o vitiligo, uma condição em que a pele perde o pigmento que lhe dá cor. 

Por Renata Branco

Comente