Shampoo seco em excesso pode causar danos à saúde

O produto não apresenta ricos à saúde quando usado da maneira correta. O uso em excesso pode causar caspas, espinhas,e até cistos na cabeça
shampoo seco

©iStock.com/© zsollere

Desde que surgiu no mercado, o shampoo seco vem sendo o cosmético queridinho das mulheres. A ideia de não precisar lavar os cabelos com tanta frequência agradou - e muito - a mulherada que tem os cabelos tingidos ou que sofre com a oleosidade excessiva nas madeixas. Porém, você sabia que o uso incorreto do produto pode causar sérios danos à saúde?


Apesar do shampoo seco ser um grande aliado na hora de conseguir aquele efeito bagunçado nos fios - conhecido como messy hair - o produto deve ser usado com cautela e prudência.

O alerta inicial veio de Benjamin Mohapi, fundador e proprietário do salão de beleza de Hollywood 'Benjamin with Negin Zand'. Ele disse em uma entrevista à Marie Claire norte-americana que o excesso do produto pode bloquear os poros, causando espinhas, caspas e até cistos! 

A informação alarmante ainda foi enfatizada pelo químico de cosméticos Joseph Cincotta da marca gringa de produtos de beleza ColorWow. Ele disse à revista que além das possíveis espinhas e cistos, o couro cabeludo obstruído pode atrapalhar o crescimento normal do cabelo.

Para buscar mais informações sobre os possíveis riscos do shampoo seco, o VilaMulher conversou com uma especialista a Dra. Inaê Cavalcanti, dermatologista especializada em cabelos da DOM Medicina Personalizada.

De acordo com ela, o uso excessivo do produto pode ressecar o couro cabeludo, especialmente em quem já tem problemas como caspa. Quanto a frequência de uso, ela esclarece "O importante é não deixar de lavar os fios, pois o excesso pode entupir os poros e causar irritação. Você pode usar o xampu a seco nos dias em que não lavar os cabelos", diz.

O que podemos aprender com esta polêmica é que quando se trata de cabelos, não só os fios, mas o couro também precisa de atenção. A Dra. Inaê Cavalcanti acrescenta que o couro cabeludo obstruído pode desencadear uma série de problemas." Os problemas que mais preocupam são os da raiz (bulbo). Por uma série de fatores, os cabelos sofrem as consequências que às vezes os levam a queda parcial ou total (Alopecia)", alerta.

Ou seja, é preciso cuidar bem desta camada de pele que sustenta os fio. Sem o cuidado necessário, podem surgir doenças como caspas, seborreias, coceiras e outros.

Dicas para evitar a oleosidade nos cabelos

As mulheres devem ficar atentas a algumas pequenas atitudes no dia a dia. Veja abaixo dicas práticas que evitam a oleosidade segundo a Dra. Inaê Cavalcanti : 

  • Evite aplicar condicionador próximo à raiz, pois isto deixa os fios oleosos. O ideal é aplicar o produto da metade dos fios para baixo;
  • Evite produtos com textura viscosa, pesada e leitosa;
  • Evite lavar os cabelos com água quente, pois isso pode provocar oleosidade em dobro;
  • Não passe a mão nos fios toda hora;
  • Se usar shampoo seco, calcule a distância da lata do produto em relação à cabeça antes de aplicar, e principalmente, não descarte a lavagem com água.
  • Por Thamirys Teixeira

    Comente

    Assuntos relacionados: shampoo seco xampu cabelos oleosos