Shampoo com sal faz mal: como surgiu o mito

Shampoo com sal faz mal como surgiu o mito

O mito de que o shampoo com sal é prejudicial aos fios não é verídica. Quem pensa que o ingrediente é o grande vilão da beleza dos cabelos está muito enganado. As dúvidas acerca do uso do sal nos produtos capilares surgiu a partir da associação que os consumidores têm em relação a água salgada do mar, uma vez que ela danifica bastante os cabelos.

Mas o sal não pode ser tratado como um agente isolado, pois há outros fatores que interferem na saúde os fios, como: a radiação solar, a qualidade e quantidade do sal, entre outras substâncias também presentes na água do mar.

De acordo com o cosmetólogo, Maurício Pupo, "o sal utilizado na cosmetologia é exatamente a mesma substância usada na culinária. Quando consumido nas dosagens corretas, ele é essencial para a saúde dos seres humanos e animais. O sal, inclusive, é um produto compatível com a pele, uma vez que ela produz uma grande quantidade da substância através do suor para manter o manto natural de hidratação", explica.

O especialista ainda lembra que, em termos de meio ambiente e sustentabilidade, o sal é mais seguro do que muitos outros ingredientes utilizados nos cosméticos, uma vez que é 100% natural, livre de parabenos e não contamina a terra e as águas.

Por Paula Perdiz

Comente