Secador no inverno - dicas para não estragar os fios

Uso do secador no inverno

Foto/Divulgação

No inverno, o uso do secador aumenta. Mas, como usá-lo sem danificar o cabelo? Há diversas maneiras de as mulheres desfrutarem dessa ferramenta sem sofrerem com fios quebrados ou queimados pela temperatura do secador.

Para a dermatologista da Clínica Stockli Tatiana Steiner, o modo quente tem o melhor efeito para alisar. Só que essa temperatura é agressiva, pode até queimar o fio, caso o aparelho seja usado muito perto dele. "Por isso, primeiro tire toda a umidade com a temperatura média. Assim, você reduz o tempo de uso na quente. Quem tem o cabelo que alisa facilmente deve optar pela temperatura morna. Já o jato frio fixa o penteado e dá brilho", explica.

O cabeleireiro do Salão 1838, Pablo Rodrigues, orienta como usar o secador sem danificar os fios: "O mais importante é sempre usar um produto com proteção térmica, que pode ser um leave-in, indicado para cada tipo de cabelo. Quem tem cabelo muito fino, não deve usar o secador na temperatura máxima, mas sim na média ou baixa".

Para quem tem cabelos volumosos, Pablo sugere secar de cima pra baixo, não levantar a raiz e acompanhar o caimento dos cabelos, assim não se amplia ainda mais o volume. "E para cabelos finos, indico usar o secador de baixo pra cima, colocar a cabeça para baixo e começar pela raiz. Pode-se ainda usar um mousse antes para dar volume, uma vez que a maioria deles já possui a tecnologia de proteção térmica."

Sempre no final da secagem use a temperatura fria, pois dá brilho e solta os fios. O secador, se usado diariamente, pode danificar o cabelo, mas se os fios forem hidratados regularmente e a mulher utilizar com frequência o protetor térmico, as madeixas ficam mais resistentes aos danos.

Para quem pretende trocar o secador, as melhores opções são os secadores com as tecnologias Infrared (preserva a hidratação) e Turmalina (promete efeito superliso) e Íons (proporciona mais brilho). "Explicando melhor, o infrared puxa a umidade por meio de raios infravermelhos, que são emitidos quando a placa de cerâmica que fica no seu interior é aquecida", diz Dra. Tatiana.

"A turmalina potencializa a função de íons negativos - tira a estática e o frizz dos fios. E os íons acabam com a eletrostática do cabelo - o famoso arrepiado. Também ajudam a selar as cutículas da fibra capilar", completa.


Com essas dicas, as mulheres vão poder utilizar o secador com mais tranquilidade e sem danificar tanto os fios (se hidratá-los de maneira correta). Não importa se o aparelho é moderno ou antigo, todos têm a mesma função e, se usados abusivamente, vão modificar a estrutura das madeixas.

O que as mulheres têm que ter em mente é que há diferentes modos de secagem, para cada tipo de cabelo. E que a temperatura quente agride muito, da raiz às pontas.

Por Caroline Belleze Silvi (MBPress)

Comente