Secador de cabelo - saiba como usar

Secador de cabelo  saiba como usar

Foto: A. Chederros/Onoky/Corbis

Você que não vive sem o secador de cabelo, sabe realmente como usar? Se ficou em dúvida ou respondeu que não, preste atenção nas dicas abaixo. Parece simples manuseá-lo, mas os cabeleireiros garantem que o mau uso do aparelho pode agredir bastante os fios causando ressecamento do cabelo e as terríveis pontas duplas. Daí a única solução é meter a tesoura.

Isso não quer dizer que deva abandoná-lo. Ao contrário, pequenos cuidados são suficientes para evitar transtornos, como utilizar um protetor térmico antes de ligá-lo ou passar a chapinha, que deve ser aplicado com os cabelos limpos e higienizados.

Ao longo do dia o cabelo recebe poeira, poluição, sol, entre outros fatores que prejudicam os fios. E se você passar o secador ou a chapinha com eles sujos, as agressões ficam impregnadas e o estrago será muito maior. Aproveite ainda o tempo livre para manter o cabelo hidratado. O ideal é que o tratamento seja feito a cada 7 ou 10 dias.

Na hora de secar o cabelo, preste bastante atenção na temperatura do aparelho. O modo quente tem o melhor efeito para alisar. Só que essa temperatura é agressiva e pode até queimar o fio caso seja usado muito perto dos fios. Por isso, primeiro tire toda a umidade com a temperatura média. Assim, você reduz o tempo de uso na quente. Quem tem o cabelo que alisa facilmente deve optar pela temperatura morna. O jato frio fixa o penteado e dá brilho.

Em relação à potência do secador, para agilizar os trabalhos, os salões de beleza costumam usar equipamentos com potência em torno de 2400 W. No entanto, os profissionais recomendam secadores de uso mais domésticos e potência em torno de 1800 W a 2000 W, que são mais do que suficiente para você modelar de forma perfeita os fios em casa.

Agora você sabe para que serve o bico do secador? Os profissionais de salões dizem que ele faz toda diferença na secagem, porque com ele dá para direcionar melhor o jato de ar no sentido da escova. Isso diminui o volume do cabelo e ajuda a alisá-lo. Sem o bocal, o vento fica disperso e embaralha as mechas. Já a distância dele para as madeixas também é fundamental. A dica é sempre usá-lo a, pelo menos, um palmo do cabelo.

Anote outras dicas interessantes.

1. Cuidado com secadores muito baratinhos. Eles podem usar metal ou plástico para aquecer e isso acaba gerando calor desigual ou muito intenso;

2. Fique de olho nas promoções de sites de compras. Às vezes surgem promoções incríveis com descontos muito bacanas;

3. Nunca segure o secador pelo fio, sempre pelo cabo;

4. Na hora de enrolar o fio, procure dar voltas grandes, ou enrolar do jeito que ele estava na caixa. Isso aumenta a vida útil do fio;

5. Os aparelhos que têm Íons negativos neutralizam a estática, fecham a cutícula dos fios dando brilho, reduzem o frizz e ajudam a hidratar. Também secam os fios até 40% mais rápido;

6. A turmalina, presente em secadores que liberam íons negativos, reveste o corpo do secador e ajuda as cutículas a ficarem mais seladas, menos frizz no cabelo e a escova dura mais. Alguns dispensam finalizadores capilares;

7. Os modelos com led, a tal da luz azul, tem ação bactericida e confere mais brilho e maciez ao cabelo danificado;

8. O difusor é outro acessório legal para quem tem cabelos enrolados e gosta de deixa-lo com cachos. Dê preferencia aos que tem multivelocidades e ajustes de temperatura. Quanto mais, melhor!

9. Faça limpezas periódicas no aparelho. Retire a grade traseira, limpe-a com uma escovinha ou lave-a para retirar o excesso de pó. Também procure guardar o seu secador com a parte de trás virada para baixo. Assim, evita-se que resíduos de sujeira entrem no aparelho e fiquem em contato com a hélice do motor.


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: secador de cabelo