Saiba para que serve e como fazer um cronograma capilar

Veja aqui nossa sugestão de cronograma capilar, benefícios e dicas!
cronograma capilar

Foto: Istock

O cronograma capilar é uma técnica para cuidar do cabelo de forma organizada, separando dias específicos para realizar determinados tratamentos. Se você quer deixar de usar produtos químicos e voltar aos cachos naturais, esse processo pode ser de grande ajuda. 

Entre as maiores reclamações das mulheres em transição capilar, estão o aumento da quebra e a dificuldade de lidar com duas texturas diferentes no mesmo fio. Uma rotina de cuidados bem elaborada é essencial para solucionar estes problemas, já que as três etapas do cronograma - hidratação, nutrição e reconstrução - contribuem para melhorar a saúde e a aparência dos cabelos.        

Os produtos utilizados em tratamentos capilares possuem componentes para cada finalidade. Embora cada máscara tenha mais de uma função, sempre há uma em que ela se destaca – geralmente, os rótulos já incluem para qual etapa o produto é mais indicado.

1 – Hidratação

Essa é a fase básica de um cronograma capilar. Repõe a água para os fios e mantém o cabelo saudável, com brilho e maciez. É fortemente indicada para cabelos ressecados e com frizz – aqueles fios rebeldes que ficam arrepiados. As máscaras hidratantes possuem componentes como vitaminas, vegetais, frutas e açúcares. Pode ser realizada uma vez por semana, a cada 15 dias ou mensalmente; tudo depende de como estão os fios.      

cronograma capilar

Foto: Istock

2 – Nutrição

Depois de hidratar os fios, é hora de repor os óleos naturais presentes no cabelo. É uma etapa muito indicada para quem está com o cabelo ressecado e quebradiço. Na hora de procurar produtos com essa finalidade, atente-se para a presença de óleos vegetais, como óleo de abacate e de coco, além de todos os tipos de manteiga. Pode ser feita semanalmente.        

3 – Reconstrução

Essa fase devolve a força e a vitalidade para os fios. As máscaras utilizadas fazem uma reposição proteica com a inserção de proteínas e aminoácidos. É uma das etapas mais importantes e é extremamente indicada para quem está com os fios danificados. Para saber se o produto tem essa característica, procure a existência de componentes como colágeno, queratina, cisteína, arginina e prolina. Atenção: essa fase é muito potente, portanto, o indicado é que seja realizada no máximo duas vezes por mês.        

Cada cabelo tem uma característica própria. Não existe fórmula a ser seguida, o importante é que você cumpra essas três etapas durante o mês para cuidar dos fios. No entanto, existem alguns cronogramas que podem ser utilizados. Se você não estiver confortável para fazer o seu próprio, é uma boa dica começar por eles. Confira uma sugestão de Cronograma: 

cronograma capilar

Comente