Redemoinhos nos cabelos

redeminho cabelos

Você pensa que seu cabelo te odeia? Essa muitas vezes é a lamentação de quem sofre com redemoinhos nos cabelos. Calma, se você nem sabe do que se trata, o redemoinho capilar é o curso natural dos cabelos, geralmente no alto da cabeça, determinando o caimento natural que os fios devem seguir.

Acontece que essas rotações capilares são muitas vezes indesejáveis. Elas indicam a direção do crescimento dos cabelos: para frente, para trás, ou para os lados. Esse desvio de crescimento para várias direções faz com que o cabelo arme "topetes".

A má notícia é que não dá para eliminar o redemoinho, já que ele é definido geneticamente e se dá através do direcionamento do bulbo capilar; no entanto, dá para disfarçar o problema e domar as madeixas rebeldes.

As mulheres contam com vários recursos para amenizar a situação. Evite cortes curtos. Quando o cabelo fica maior, fica mais pesado, isto faz com que se dobre. Se o cabelo curvar na raiz, ele pode cobrir a área do redemoinho nos cabelos. Se o mesmo cabelo é cortado um pouco menor, o peso é diminuído permitindo que apareça o redemoinho.

Cabelos ondulados também são ótimos, porque esse tipo de cabelo cresce para fora da cabeça como molas comprimidas, enquanto que os cabelos lisos ficam mais perto da cabeça.

Na hora de cortar o cabelo, a dica é acompanhar o caimento natural dos fios para evitar que os cabelos fiquem ainda mais armados, indo contra a posição dos redemoinhos.

Pessoas com cabelos finos tendem a apresentar os redemoinhos com mais facilidade. A solução para amenizar o efeito topete é fazer uma progressiva ou gradativa nos cabelos. Outro problema que prevalece é o redemoinho na franja. O truque é modelá-la conforme o seu gosto com chapinha finalizando com um jato frio de secador, não tem erro. Vale também pegar um grampinho e prender a franja para o lado contrário ao qual ela sempre insiste em ficar.


Vale lembrar que ter redemoinhos nos cabelos é algo normal e isso não interfere na estrutura e na saúde dos cabelos.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: topete dicas cabelo