Receitas caseiras com linhaça para os cabelos

linhaça cabelos

Foto - Shutterstock

Linhaça é uma semente poderosa para a alimentação, mas também pode ser ideal para os cabelos. Ela é indicada para quem quer cultivar os cachos fortes e com ondulações definidas, por exemplo.

A semente funciona também como um reparador de pontas, ou leave-in. Hidrata e ajuda a combater o frizz - que muitas vezes é responsável por acabar com o look cacheado. Isso tudo acontece porque a linhaça é poderosa em ômega 3 e 6, ideais para a hidratação dos fios, proteínas, fibras que também ajudam a deixar os fios e saúde fortes.

Só para entender o poder da linhaça, 10 g de semente correspondem a mais de 80 mg de potássio, aproximadamente 61 mg de fósforo, 21 mg de cálcio, 34 mg de magnésio e muito mais. E o mais atrativo de tudo: como trata-se de uma opção natural é possível fazer um produto para os cabelos caseiro! Não poderia ficar melhor, certo?

Confira três receitas com linhaça para cabelos:

1 - Óleo reparador com coco e linhaça

Dá mais brilho aos fios. Deve ser usado nos cabelos secos.

Ingredientes

- 30 g de sementes de linhaça

- 500 ml de óleo de coco

- 500 ml e água destilada

Modo de preparo

Deixe as sementes em ponto de pó. Acrescente em um liquidificador a linhaça, óleo de coco e água destilada. Bata a mistura até chegar em um ponto homogêneo e parecido com o de óleos reparadores. Se precisar, acrescente mais água e óleo de coco, sempre nas mesmas medidas.

2 - Gel de linhaça

Deixa os cachos mais definidos. Deve ser usado nos cabelos molhados, após o banho.

Ingredientes

- 20 g de linhaça

- 500 ml de água filtrada

Modo de preparo

Coloque a linhaça, seguida da água, em uma panela e deixe a mistura ferver por aproximadamente 5 minutos. Retire a linhaça da panela e coe a mistura, deixando em um recipiente apenas a água. Espere esfriar.

3 - Água de linhaça

Ajuda a combater a queda de cabelos.

Ingredientes

- 2 colheres de sobremesa de linhaça

- 500 ml de água

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as sementes de linhaça, seguidas da água. Tampe o recipiente e deixe-o em u local arejado. Faça isso à noite (ou espere aproximadamente 10 horas). No dia seguinte, ao abrir o recipiente, você vai perceber que a água virou uma consistência gelatinosa. Coe esta água, coloque em um pote e a utilize durante o banho, antes da lavagem. Coloque no couro cabeludo a cada dois dias. Evite o sol ao usar o produto.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: cachos linhaça