Queratina nos cabelos

Queratina nos cabelos

Falou em cuidar do cabelo, a palavra lembrada é queratina. Tanto que os salões de beleza oferecem infinitos tratamentos com base nesse produto. Mas o que há de tão milagroso nessa proteína vendida em tubo?

O terapeuta capilar Eduardo Cosmo, técnico oficial da Vita Derm, explica que a queratina é uma proteína presente nas unhas e nos cabelos, formada por um conjunto de 18 aminoácidos. Se aplicada artificialmente nos fios, o resultado é o realinhamento das cutículas capilares. “Assim, deixa os cabelos com um aspecto mais saudável”, afirma. A aplicação no couro cabeludo fornece maior brilho e proteção às madeixas.

Atualmente, a queratina pode ser encontrada em shampoos, condicionadores, máscaras hidratantes, cremes sem enxágüe e finalizadores em geral, mas deve-se tomar cuidado com excessos. De acordo com Eduardo, os fios podem ser prejudicados dependendo da combinação de princípios ativos ou tensoativos que estiverem na formulação do produto utilizado. Somente um profissional poderá dizer o tipo de tratamento ideal para cada cabelo.

Para o verão, cuidado redobrado! O sulfato de cobre, um agente muito usado no tratamento da água de piscina, em ligação química com a queratina, pode deixar os cabelos com aspecto esverdeado. Portanto muita atenção antes de iniciar qualquer tratamento capilar. Melhor gastar seu dinheiro com proteção agora do que passar o verão com os cabelos danificados.

Por Cristina Boscolo (MBPress)

Comente