Queda de cabelo acontece cada vez mais cedo

quedacabelo

Foto - Shutterstock

Se existe um problema que tira o sono de mulheres é a queda de cabelo. Pesquisa de uma marca de produtos de beleza confirmou algo que elas já suspeitavam: essa perda de cabelo acontece cada vez mais cedo. Para 80% das entrevistadas, o problema começa aos 25 anos e 3/4 delas culpam a rotina de trabalho, principalmente o estresse.

Segundo o dermatologista Fernando Macedo, da clínica Sthetica, no Campo Belo, em São Paulo, perder alguns fios é aceitável, em média, 100 se desprendem do couro do cabelo por dia. "O problema realmente merece atenção quando a pessoa passa a perceber fios de cabelo no chão da casa, do trabalho e outros ambientes com frequência e em abundância", alerta.

A queixa de queda de cabelos é cada vez mais frequente nos salões e, segundo o especialista, o processo se deve à uma alteração do ciclo capilar chamada de eflúvio telógeno. "Muitos fios que deveriam permanecer na fase de crescimento (fase anágena) entram ao mesmo tempo e antecipadamente na fase de queda (telógena)", refere o médico. Há diversas causas para isso, a mais conhecida é a que ocorre geralmente alguns meses após o parto, devido à interrupção abrupta dos hormônios que mantinham a gravidez.

Outras possibilidades são dietas rígidas demais e sem acompanhamento médico (que podem levar às deficiências de vitaminas), alterações hormonais do ciclo menstrual ou de outras glândulas do organismo (tireoide, hipófise, supra-renal) e o estresse. "É comum que um estresse importante possa, pelas alterações hormonais que promove, levar à perda importante de cabelos, geralmente 2 a 3 meses depois do ocorrido" afirma o Dr Macedo.

Por fim, alguns hábitos, como uso da escova progressiva - que contém produtos químicos que pode interferir na qualidade do fio, o secador de cabelo quente demais e próximo do cabelo, banhos excessivamente quentes e uso frequente do cabelo preso podem levar à queda dos fios.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: cabelo queda de cabelo