Quais são as vantagens de pintar os cabelos com henna?

henna

© I Love Images/Corbis

Pintar os cabelos com henna, o pó extraído das folhas da planta Lawsonia inermis linné, e algo que muitas mulheres adotaram para si na hora de mudar a cor dos cabelos. O motivo são as vantagens que a henna tem sobre a tintura química. A henna não possui aditivos sintéticos como corantes, conservantes e aromatizantes artificiais, nem amônia, água oxigenada e metais pesados como o chumbo.

Outra vantagem da henna é que, para as mulheres que preferem evitar danos nos fios, o produto apenas deposita o pigmento por cima da cor natural do cabelo. Ao contrário da coloração química, que remove os pigmentos naturais dos cabelos abrindo a cutícula dos fios. Vale lembrar que embora as marcas comercializem tinturas com várias opções de cores, a henna original é vermelha e costuma oferecer um brilho mais intenso se comparado ao de uma coloração comum.

Entretanto, embora a henna seja um produto natural, não deve ser usada em excesso, com muita frequência, pois ela gera um efeito cumulativo, onde posteriormente fica mais difícil remover o produto do cabelo.

Além disso, dependendo da marca, a henna também pode apresentar incompatibilidade com outros tratamentos químicos. Por isso, é importante ler com atenção o rótulo do produto antes de escolher qual vai utilizar. Para quem tem os cabelos finos, a henna pode oferecer uma vantagem extra, já que o produto deixa o cabelo mais encorpado, com a sensação de fios mais grossos e pesados.

Para aplicar o produto, normalmente, costuma-se dissolver o pó em água morna até formar uma pasta cremosa e homogênea. Depois, com a pele devidamente protegida, deve-se aplicar a mistura da raiz até as pontas, tomando o cuidado de espalhar com o auxílio de um pente, para garantir uma cor uniforme. Geralmente, o produto precisa agir por cerca de uma hora. A duração da cor é de cerca de um mês, dependendo da frequência de lavagem. Veja como fazer abaixo com as dicas da Simone, do blog Cabelos Fortes:


Por Jessica Moraes

Comente