Proteja os cabelos na piscina

Proteja os cabelos na piscina

Natação, nado sincronizado e todos os outros esportes aquáticos são ótimos para queimar aquelas calorias extras e tonificar os músculos. Porém, o efeito inverso acontece nos cabelos que, por ficar muito tempo debaixo d’água, acabam ficando muito mais quebradiços e ressecados.

Além das substâncias químicas, a touca usada na prática destes esportes também é muito prejudicial. Apesar de servir para proteger, ela gera uma tração nos cabelos e acaba rompendo as fibras capilares, aumentando assim, o temido frizz. "Eles também podem embaraçar mais, por isso a touca deve ser colocada com muito cuidado", conta o hairstylist Márcio Mello, do Salão Éclat, no Rio de Janeiro.

O cloro é um dos principais produtos que danifica o cabelo. Mello conta que as madeixas podem ficar extremamente ressecadas, com os fios oxidados, o que é um veneno para quem tem química. "Em cabelos tingidos, as moléculas do cloro penetram na cutícula por meio das escamas porosas. Já dentro dos fios, elas reagem com os pigmentos e, no caso das loiras, por exemplo, tendem a deixar os cabelos com uma cor esverdeada", acrescenta.

Para não abrir mão de passar longas horas dentro da piscina, não existe nenhum segredo mágico ou que deixará os seus cabelos completamente livres das agressões, a não ser boa e velha hidratação. Ela certamente dá uma resistência extra aos fios e, quando feita com frequência, deixa os cabelos bem mais protegidos e sedosos. "É importante hidratar os cabelos sempre. Nesse caso o ideal é uma vez na semana", diz o hairstylist.

Mello finaliza indicando os produtos Gelée Waterproof, da Kérastase, e o Frizzly-Hair Serum, da Citré Shine. O primeiro protege o cabelo do sol, mar e cloro e é o mais indicado para quem pratica esportes aquáticos. O segundo é um soro siliconizado de proteção intensiva, também ótimo para esta finalidade.


Colocando em prática essas dicas, você vai poder vestir seu traje de banho e praticar seu esporte aquático preferido sem medo. Afinal, não é só no verão que é bom estar em forma!

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente