Prolongue o efeito da escova progressiva

Prolongue o efeito da escova progressiva

Quem adotou o típico look de cabelos escorridos usando o artifício da escova progressiva sabe que o efeito dura bastante, mas menos do que gostaríamos. Mesmo assim, o liso pode ser prolongado com alguns truques simples e essenciais.

Primeiro de tudo, tenha em mente que hidratar semanalmente e não lavar todos os dias são cuidados que você não pode deixar de ter. "Quanto mais lava, mas a química sai", explica a hairstylist Sonia Nesi, proprietária do Studio de Beleza Sonia Nesi, do Rio de Janeiro. Lavar os fios dia sim, dia não, já é suficiente para mantê-los livres de impurezas.

Para quem tem a raiz bem oleosa e acha que não dá para deixar de lavar os cabelos todos os dias, Marcos Coraza, hairstylist do Gilberto Cabeleireiros, de São Paulo, deixa a dica: "Utilize um shampoo antioleosidade uma vez na semana e, nos outros dias, um shampoo de pH neutro." O profissional indica, também, a utilização de shampoos mais ácidos, que "cuidam das cutículas dos fios e prolongam o efeito da progressiva".

Além disso, secar os cabelos sempre dá um toque de finalizador. Segundo o cabeleireiro, as escovas progressivas são termo-ativadas, ou seja, com o calor do secador, o efeito fica bem mais definido. "Quando o cabelo está com progressiva, a escova do dia a dia fica mais fácil de fazer e tem maior durabilidade", garante.

Quem utiliza os benefícios das progressivas precisa saber que, de jeito algum, shampoos antirresíduos podem ser utilizados. "Ele abre a escama do fio e tira a química com mais facilidade", argumenta Sonia. Marcos alerta, também, que quem tem mania de prender ou dormir com cabelos molhados e passar cremes nos fios também devem evitar esses costumes.

Para facilitar na hora da escovação, Sonia sugere a utilização de leave-in, das marcas Redken (All Soft) e L’Oréal (Absolut Repair). "Secar os fios sempre com o secador logo após o banho também é bom porque, quanto mais água ficar depositada no fio, mais sugará a química que deixa o cabelo liso", conta. Mas não esqueça: "Passe um silicone protetor de calor antes e depois de secar", adverte Marcos.


O efeito das progressivas pode durar até três meses, mas Marcos garante que quem segue as recomendações consegue prolongar o efeito pelo dobro do tempo. Portanto, aproveite as dicas e arrase por aí com as madeixas lisas e lindas.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente