Produtos antiqueda: como comprar

Produtos antiqueda como comprar

A queda de cabelos tem se tornado um problema cada vez mais frequente entre as mulheres e, o interesse em manter os cabelos bonitos e saudáveis tem estimulado a indústria de cosméticos investirem em produtos com princípios ativos e diferentes protocolos de tratamento para controlar e amenizar problemas de perda e enfraquecimento dos fios.

Apesar de muito se falar nos produtos antiqueda, ainda existe muitas dúvidas sobre a eficácia de shampoos e tônicos contra queda capilar. Será que eles funcionam mesmo?

De acordo com a dermatologista e cirurgiã capilar, Dra. Leila Bloch, para ajudar na restauração da saúde dos folículos capilares, o ativo antiqueda deve ter efeito antiinflamatório e antioxidante, além de se fixar no couro cabeludo. "Alguns ativos apenas nutrem e fortalecem os fios e não atingem o objetivo de combater a queda. É preciso escolher o produto tópico adequado para retardar a chamada "fase de descanso dos fios" e alongar o período de crescimento dos fios", comenta.

A especialista ainda explica que o mercado de ativos antiqueda está em alta, mas é preciso verificar se já existe comprovação dos benefícios por meio de métodos científicos. Entre os princípios ativos que estimulam o crescimento dos fios, a dermatologista destaca medicamentos à base de Minoxidil, 17-alfa-estradiol e Serenoa Serrulata. "Outros ativos mais conhecidos também ajudam a reduzir a queda, principalmente se a mesma estiver relacionada a um quadro de caspa, como piritionato de zinco, piroctone olamina e ácido salicílico", completa Leila.

Apesar da descoberta de tratamentos eficazes, a melhor opção ainda é a prevenção. Segundo a médica, uma pessoa perde cerca de cem fios de cabelos ao dia, em média.

Acima disso, já pode ser o início de processos inflamatórios. "Para identificar o problema precocemente, já existem exames e técnicas que avaliam a medida da massa capilar, contribuindo para identificar o porcentual de perda dos fios. Somente a partir de uma análise detalhada é possível indicar o tratamento ideal.", finaliza.

Por Paula Perdiz

Comente