Porosidade dos fios capilares - Tire suas dúvidas!

Descubra como a porosidade pode afetar a saúde dos seus cabelos!
Porosidade dos fios capilares

Foto - Reprodução

Sabe aqueles dias em que a gente levanta com os cabelos  arrepiados, sofrendo com o famoso frizz? Isso pode ser resultado da alta porosidade dos fios capilares. Porosidade é o termo usado para descrever o quão facilmente a água e outros materiais podem penetrar na camada da cutícula dos fios para dentro ou sair do córtex capilar.

Para deixar mais fácil o entendimento, imagine a seguinte situação: o cabelo é muito parecido com uma esponja, capaz absorver água e outras substâncias do ambiente onde a esponja se encontra. Os cabelos também podem perder umidade e lípidos para o meio ambiente, por isso  o tratamento ideal, incluindo umectações e hidratações, é tão importante para preservar a elasticidade dos fios. Especialmente no caso dos cabelos cacheados, uma vez que a umidade e a elasticidade influenciam na saúde e na beleza dos cachos, que podem ficar mais ressecados do que os cabelos lisos.


Cutículas capilares

As cutículas dos cabelos se sobrepõem umas às outras, parecendo penas de um pássaro ou escamas de um peixe. Este sistema permite a difusão da oleosidade e da umidade para dentro e para fora do cabelo, conforme o necessário. A porosidade é determinada pela forma como as escamas da cutícula aderem firmemente  à superfície da haste do cabelo e como elas se sobreponham umas às outras.

Cabelos considerados de baixa porosidade têm como característica a forte ligação das cutículas na haste capilar, e todas as cutículas ficam dispostas uma sobre as outras, bem fechadas.  Nessas condições, os cabelos apresentam muito brilho e um aspecto super saudável, principalmente se os fios forem escuros. Se o seu cabelo repele a água quando você tenta molhá-lo, isso é uma boa indicação de que ele tem baixa porosidade.

Por outro lado, cabelos com baixa porosidade estão propensos a um acúmulo excessivo de proteína caso produtos de condicionamento intenso sejam utilizados, Aí, o resultado são madeixas com fios mais rígidos e com aspecto de “palha”.

Já os cabelos com alta porosidade, ou seja, com cutículas abertas, exigem produtos emolientes, que umectem profundamente os fios. Mas é bom saber que um dos principais motivos para os cabelos ficarem porosos e sem brilho são os processos químicos, como alisamentos e outros. E até mesmo fatores genéticos e ambientais podem afetar seu fios, já que a poeira também contribuem para a porosidade capilar. 

Porosidade dos fios capilares

Foto - Reprodução

E quando os fios estão altamente porosos, eles são capazes de absorver até 55% de água do ambiente. Essa absorção excessiva de água da atmosfera provoca o frizz e o emaranhamento dos cabelos em dias mais úmidos.

A dica para quem tem cabelos porosos e cacheados é apostar em produtos hidratantes e emolientes e também usar anti-umectantes, a fim de selar a cutícula contra a absorção excessiva de umidade do ar. Lavar os cabelos com xampus de Ph ligeiramente ácidos vai ajudar a nivelar e selar as cutículas.

Por Renata Branco

Comente