Por que os fios de cabelo branco aparecem?

Cabelos brancos

Chega uma certa idade que não dá mais para esconder. Os fios brancos teimam em aparecer no meio aos cabelos e nos resta assumir ou tentar camuflá-los com tinturas.

Os cabelos brancos aparecem junto com o envelhecimento. As células que pigmentam os fios diminuem, o que causa a perda da cor. “Também é determinado geneticamente e racialmente. Algumas pessoas têm mais, outras têm menos. Oriental normalmente tem menos cabelo branco” explica a dermatologista Jackeline Mota, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A especialista alerta que o aparecimento de cabelo branco em pessoas muito novas deve ser investigado. “Tem que buscar associação com deficiência de vitaminas como complexo B. Não é incomum. Às vezes alguma criança pode ter. É necessário fazer dosagem de vitamina, pois algumas pessoas têm mais precocemente por genética”, diz Jackeline.

A partir dos 40 anos, é bom ficar atenta: é quando os primeiros fios costumam a se multiplicar. Mas isso não acontece só na cabeça. Os pêlos de outras regiões como seio, sobrancelha e pêlos pubianos também podem perder a cor.

E estresse? Será que ajuda no aparecimento dos fios brancos? “Não tem trabalho científico consistente a respeito disso, mas alguns mostram que o estresse pode ajudar”, garante a dermatologista.

Infelizmente, não tem como evitar os fios. É uma coisa natural e acontece com todos. “Mesmo que você não tenha geneticamente, acontece uma diminuição na espessura do fio e na quantidade. Todos têm. Alguns mais, outros menos”, diz a especialista. Como se livrar deles? Só com a tintura. Quem tem alergia, pode apostar nas tintas a base de henna ou com menor quantidade de metais. “São menos alergênicas, mas tem que fazer teste de contato com o alergista, e a partir daí buscar a tinta certa”, alerta Jackeline. E não precisa se preocupar, pois tingir os cabelos não ocasiona sua queda.

Fonte - MBPress

Comente