Pentes e escovas de cabelo - conheça os tipos

escovasdecabelo

Foto: Image Source/Corbis

Comprar uma escova de cabelo ou um pente não é só chegar à loja e escolher a mais bonita ou até a mais em conta, afinal, são vários tipos. E há motivos para existirem tantas opções de tamanhos, formatos e modelos na prateleira, e o estilo do seu cabelo é um deles.

Das escovas, as mais comuns são as redondas, melhores ao brushing (escovação) e as retas, que auxiliam na secagem e são ideais para desembaraçar os fios.

Quanto às cerdas, as de nylon com bolinhas aderem melhor nos cabelos grossos e resistentes, que geralmente são lisos. Isso porque as bolinhas ajudam a segurar mais os fios, proporcionando um melhor resultado da escovação além de massagear o couro cabeludo. Já as sem bolinhas na ponta penteiam e desembaraçam qualquer tipo de cabelo. Têm também as mistas, com cerdas de javali e nylon, indicadas para cabelos finos ou quimicamente sensibilizados.

Já as escovas de cabelo com corpo de metal ou cerâmica agilizam e potencializam a ação do secador para alisar e modelar, já que absorvem o calor. E para quem quer diminuir o frizz, a dica são os modelos ionizados.

E os tamanhos, já notou como existem modelos variados? Se você tem cabelo liso, escolha aquelas que têm diâmetros maiores. Mas se quiser apostar em um look mais cacheado, nesse caso, aposta nas de diâmetros menores.

Cabelos crespos sensibilizados por processos químicos, finos ou sensíveis - Quem quer alisar ou apenas modelar os fios, deve optar por escovas com cerdas mistas; se o objetivo é cachear, a escolha deve ser uma escova de nylon com diâmetro menor para uma melhor definição dos cachos. Aqui, a dica é não escolher escovas com bolinhas nas pontas, pois elas danificam os cabelos mais sensíveis.

Cabelos ondulados -Para as mulheres de cabelos ondulados que querem alisar os fios, a opção são as escovas com cerdas mistas, dupla altura e bolinha nas pontas; se a ideia for modelar, a escolha deve ser com cerdas de nylon; se quer deixar um look diva com fios cacheados, o ideal são as escovas com cerdas de nylon e diâmetros menores que facilitam a definição dos cachos.

Lisos, cabelos orientais, indígenas, grossos e resistentes - Para as mulheres de cabelos lisos que querem modelar os fios, a opção são as escovas de cerdas de nylon com ou sem bolinhas nas pontas.


Por Natália Farah

Comente