Pente ou escova: qual a melhor opção?

Escolher o acessório correto para não agredir nossos lindos cabelos é bem difícil, não? Mas, o caso é que entre o pente e a escova, cada qual tem a sua função e nenhum é melhor que o outro. Cada cabelo tem características próprias e, por causa disso, um acessório adequado para cada tipo de fio.

Ficou confusa com a informação acima? Muita calma. A primeira coisa que você deve analisar na hora de escolher qual utensílio utilizar é a espessura do seu fio, pois quanto mais grosso ele for maior deve ser o espaçamento entre as cerdas e o diâmetro da escova.

Mas, afinal, pente ou escova? Como já disse cada qual tem a sua funcionalidade. As escovas, além de manter os cabelos penteados possuem outra função, que é a de manter as madeixas limpas. É, isso mesmo. Ao escovar os cabelos nós limpamos os fios e também trazemos a oleosidade e as proteínas que ficam na raiz para as pontas.

Já os pentes têm o papel de desembaraçar os fios sem quebrá-los. Apesar de estarem cada vez mais modernos e funcionais, os pentes são indicados apenas para pentear os cabelos após a lavagem. Dê preferência aos pentes de madeira ou os ionizados, uma vez que amenizam a estática existente nos fios. Para quem tem cabelo ondulado ou crespo, as escovas devem ser evitadas e, nesse caso, os pentes são a melhor opção.

Agora, se você tem fios lisos e finos, as escovas de madeira com cerdas mais unidas são ideais para evitar o efeito arrepiado. Pessoas com couro cabeludo sensível devem optar pelas escovas almofadadas para evitar que você se machuque, pois esse recurso amortece o atrito entre cabelo e escova.

Por Paula Perdiz

Comente