Mitos do crescimento dos cabelos

Mitos do crescimento dos cabelos

Que mulher não sonha em ter cabelos iguais aos de Sansão, conhecido pela força incrível? Aí, na tentativa de reverter o que não é dado pela natureza, muitas travam batalhas em nome do crescimento e da saúde das madeixas. O problema é que grande parte dos métodos, principalmente aqueles caseiros, não passam de balelas e mitos, que apenas resultam em prejuízo e, às vezes, efeito contrário.

Uma das manias preferidas das mulheres que querem acelerar o crescimento dos cabelos é misturar anticoncepcional com o shampoo. Marcos Coraza, cabeleireiro do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, esclarece o mito. “Os hormônios na fórmula do anticoncepcional são pouco absorvidos pelo couro cabeludo e não fazem os cabelos crescerem”.

Outro mito que vive há gerações tem relação com a lua crescente. Será que cortar o cabelo nessa época tem resultado? Marcos diz que não e explica o motivo pelo qual as pessoas acreditam nisso. “Elas comparam o nome da fase da lua com os seus resultados. Segundo estudiosos, aparar os cabelos nos primeiros dias da fase de minguante fortalece os fios, pois é nessa fase que a concentração dos fluídos (líquidos) estão mais próximas da raiz”. Vale tentar.

Outro engano com relação aos cabelos é acreditar que eles crescem mais no verão. Marcos explica que nesta época os cabelos incomodam mais e dão a impressão de que estão maiores enquanto, na verdade, crescem o mesmo um centímetro por mês, sem variar com as estações do ano.

Fazer tranças nos cabelos também é uma das lendas para o crescimento. Mas aprenda, imitar Asterix pode deixar você lindíssima, mas não fará seus cabelos ficaram mais compridos.

É lógico que existem maneiras de auxiliar o crescimento e o fortalecimento das madeixas. Marcos ensina que o fundamental é saber o motivo que fez os fios ficarem fracos e desacelerarem o crescimento. “E um médico especializado pode então preparar uma receita que poderá reverter o quadro”, sugere.

Uma boa maneira de ficar com os cabelos bonitos é fazer um bom corte, manter as pontas sempre aparadas e os fios hidratados. Nem os cabelos de Sansão foram feitos em um dia. Paciência é virtude, até quando se trata dos cabelos.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente