Mercado de cabelos - preços podem chegar até 2 mil para 100 gramas

Compra e venda de cabelos

Foto: Divulgação

O número de roubo de cabelos naturais tem crescido consideravelmente. Diversas lojas do seguimento estão em estado de alerta nos Estados Unidos, desde que um homem morreu vítima dos bandidos. E não é difícil entender porque este produto é tão valioso.

No Brasil, os cabelos mais procurados são os naturais e virgens, estes tipos aceitam coloração e mudanças de textura, por exemplo, alisamento ou permanente. Assim é possível chegar ao ponto desejado pela cliente. "Estes cabelos naturais podem ser virgens ou não. Virgem quer dizer que não passou por um processo químico, logo está aberto a ser manipulado", explica Thomaz Aldred representante da Loja Kalli Cabelos, localizada na Praça de Sé, em São Paulo.

Os cabelos mais valorizados são os regionais, aqueles que pertenceram a brasileiras. Estima-se que apenas 5% do produto comercializado aqui têm esta origem, os outros 95% são importados da Índia. As mechas indianas são alternativas, cujo resultado é tão bom quanto o brasileiro, mas com um preço bem mais acessível.

Entre os fios regionais há uma subdivisão que é ainda mais valorizada. "Devido à formação demográfica brasileira existem mais cabelos escuros do que claros entre os regionais. Por isso que os loiros naturais são tão valorizados", justifica Thomaz. Como os cabelos das indianas são sempre escuros, a Loja Kalli Cabelos tem como opção os fios descoloridos, assim a cliente pode pintá-los da cor que achar mais conveniente. "Com esses cabelos importados já previamente descoloridos, o cliente não corre o risco de estragar o cabelo na descoloração e paga um preço acessível."

Compra e venda de cabelos

Foto: Divulgação

Os preços podem variar entre R$ 59,90 e R$ 2.000 mil cada 100 gramas. Estes preços são definidos de acordo com o comprimento, cor e, principalmente, textura. Quanto mais brilhoso e queratinado ele for, melhor será a sua aparência e maior o preço. Eles também encarecem de acordo com os tons, do escuro para o loiro.


Aldred recomenda que quem deseja implantar um mega hair procure lojas de boa qualidade, para não correr o risco de comprar cabelos roubados. "Quando o produto for oferecido em um salão não especializado, sempre pergunte qual é a procedência", recomenda o especialista. "E exija Nota Fiscal. Esta é uma mercadoria como qualquer outra, por isso deve ser acompanhada de documentação. É como uma correntinha de ouro, como você sabe que não é roubada?", completa.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente