Matizador x Desamarelador: qual é a diferença?

Para obter um loiro perfeito, saiba qual produto usar e em qual situação!
Matizador x Desamarelador qual é a diferença

Foto - Zero Creatives/cultura/Corbis.

De tanto ver mulheres com cabelos loiros fabulosos por aí, você deve achar que é fácil manter a coloração em dia. Mas não é bem assim. As donas das cabeleiras bem tratadas devem ser muito dedicadas para obter um resultado positivo. Um grande exemplo disso é que as loiras precisam saber diferenciar matizadores dos desamareladores.


De acordo com o hair stylist João Franco, do Studio João Franco , a diferença é enorme. Vamos ver se você sabe?

Desamareladores

"Esses produtos são utilizados para retirar ou suavizar pigmentos amarelos dos fios e, normalmente, aparecem na forma de shampoos e/ou máscaras para os cabelos", explica o profissional. Sendo assim, são ideais para quando você nota que suas mechas lindas estão deixando de lado aquele quase platinado para adquirir uma coloração amarelo-ovo indesejada.

Pelo efeito demorar um pouco para aparecer, os desamareladores podem ser aplicados em casa, pela própria mulher. A única restrição é que se leia atentamente as instruções da embalagem, respeitando cada uma delas, e se atente ao resultado depois de cada dia de aplicação, parando o uso assim que os cabelos chegarem ao tom ideal.

"Graças à necessidade de passar o produto diversas vezes no cabelo, o processo vai ressecando os fios a cada lavagem, tornando o dano mais presente. Por isso, recomenda-se hidratação intensa antes, durante e depois do uso", afirma João Franco.

Matizadores

A função principal dos matizadores é neutralizar (matizar) qualquer cor indesejada dos fios. Eles costumam aparecer em forma de tonalizantes e servem, por exemplo, para resolver aquele problema comum de quando as loiras vão à praia lindíssimas e voltam com o cabelo verde.

"Os matizadores possuem um efeito mais imediatista. São aplicados uma única vez e tendem a ressecar o cabelo de forma superficial. Como a matização é encarada como uma coloração, é indicado que essas fórmulas sejam usadas por profissionais habilitados e que entendem de colorimetria. Mas a indicação da necessidade da hidratação continua a mesma dos desamareladores", comenta o cabeleireiro.

Segundo o hair stylist, o uso de matizadores em casa também é contra-indicado porque o método para controlar o período que o produto deve permanecer no cabelo não é muito preciso. "Costumamos dizer que o manual é o ‘olhômetro’, já que o profissional deve perceber pelo olhar quando o produto fez o efeito planejado e paralisar sua ação com o enxágue", diz ele.

Matizador x Desamarelador qual é a diferença

Em resumo:

Não se esqueça de consultar seu cabeleireiro de confiança para saber exatamente qual o melhor método e produto para seu cabelo. Além disso, realize testes de aplicação, evitando a quebra do cabelos por dano químico.

Na hora de manter o resultado alcançado, não se esqueça (JAMAIS!) da hidratação e opte por shampoos e condicionadores que ajudem na manutenção da cor, chamados de "linha color". Depois disso, ninguém mais segura seu loiro divino!

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente