Luzes no cabelo - tendências para o verão

luzes cabelo

iStock/Alex_Doubovitsky

As temperaturas, aos poucos, estão começando a subir. E, quando menos esperarmos, o verão vai bater à nossa porta. Como toda estação dita tendências que vão da ponta do dedão do pé à raiz do cabelo, nossa missão hoje é falar de uma que promete fazer a cabeça da mulherada no verão: as luzes.

"Com certeza o verão pede um cabelo mais iluminado. Com a chegada da nova estação, os cabelos mais claros ganham força deixando, o look com um ar mais tropical", adianta Luiz Cintra.

Durante as altas temperaturas o hairstylist acredita que a tendência será exibir pelas ruas luzes bem naturais. "Mesmo com a influência do ombre hair, a dinâmica de mais claro nas pontas continuará, mas com fios bem sutis saídos mais de perto da raiz (sem marcar) e mechas finas, mantendo o efeito degradê de mais escura na raiz para mais clara nas pontas", explica.

Para você que vai aderir a essa moda, uma dica do expert: opte por uma cor no cabelo que valorize seu estilo e look. De um modo geral, cores homogêneas muito parecidas com nosso tom de pele nunca são bem-vindas.

Para peles claras e brancas, Luiz sugere nuances mais naturais (própria cor do cabelo) e luzes nos tons dourado, mel, caramelo, avelã e platinado. Todos esses tons podem ser combinados para esse tipo de pele.

Já as peles amarelas devem tomar um cuidado maior com a cor dourada, principalmente se for no cabelo todo (raiz e pontas). "Esse tom deixa a pessoa com aspecto amarelado de uma forma geral. Por isso, tons caramelo, platinado ou dourado, somente nas luzes, são bem-vindos", explica o hairstylist. "A cor da raiz deve ser mais fria, amadeirada, com um mínimo de contraste entre cor do cabelo e da pele", completa.

As peles mais escuras, morenas ou negras precisam fugir, principalmente, dos tons loiros muito claros, para não descaracterizar o estilo. Luzes chocolate, avelã, caramelo e até avermelhada são bem-vindas na opinião de Cintra.

A cor do cabelo também pode ajudar a definir a cor das luzes. Quem tem fios escuros não precisa radicalizar. A dica é a usar uma cor mais suave de luzes, como chocolate, caramelo, mel ou vermelho. "Cabelos castanhos, dependendo da proposta, podem ter luzes na cor champanhe, se a intenção da cliente for de ser loira", orienta Luiz.

Mulheres loiras podem optar por luzes nos tons mel, dourado ou platinado. Já para as ruivas as nuances mais indicadas são de caramelo e acobreado. "Brincar com pouca quantidade de fios de luzes escuras (castanho escuro) também valorizam este estilo de cabelo", lembra o expert.

Luzes feitas? Agora é hora de cuidar das madeixas. Aposte em uma linha de xampus para cabelos com luzes, aplique uma máscara em casa uma vez por semana e hidrate no salão a cada 20 dias e também no dia que faz as luzes para tratar o fio após a descoloração.

"Pelo menos uma vez por mês faça um tratamento de acordo com o estado dos fios. Dessa forma manteremos o fio saudável, evitando, assim, a necessidade de salvá-lo mais tarde, pois é mais fácil manter o fio do que recuperá-lo", afirma Luiz.

E fique atenta: além de hidratar e usar os produtos certos rotineiramente, retoque suas luzes a cada três meses aproximadamente.


Juliana Falcão (MBPress)

Comente