Lavagem reversa: condicionador antes do shampoo dá certo?

Para quem é indicada a lavagem reversa? Quais os benefícios? Saiba as respostas dessas e de outras perguntas a seguir
lavagem reversa

A lavagem reversa é indicada para cabelos finos e/ou oleosos. Foto: Istock

Lavar o cabelo sempre foi uma tarefa muito simples: primeiro o xampu, depois o condicionador, certo? Não necessariamente! Uma técnica diferente está chegando para questionar tudo isso e mostrar que nem sempre o tradicional é o único caminho. Você já ouviu falar na lavagem reversa?


A técnica (que não tem nada de nova) só este ano começou a bombar no exterior e já ganhou adeptos no Brasil. A lavagem reversa consiste em inverter os papéis e usar primeiro o condicionador e só depois o xampu. Os benefícios dessa "loucura"? Cabelos mais volumosos e livre da oleosidade excessiva!

A lavagem reversa é indicada para quem tem cabelos finos e oleosos. Ela evita o aspecto pesado e gorduroso nos cabelos que podem ser causados por condicionadores mais concentrados. É importante dizer que a lavagem reversa é prática mente o extremo oposto da co-wash (técnica que dispensa o uso do xampu), pois seus resultados são mais focados na textura do que na hidratação.

lavagem reversa

Na lavagem reversa é assim, primeiro hidratação, depois lavagem. Foto: Istock

Ficou curiosa? Então saiba que antes de fazer a lavagem revesa é preciso encontrar os produtos certos. O shampoo deve ter propriedades hidratantes e o condicionador deve ser adequado ao seu tipo de cabelo. 

Atenção: se seu objetivo é manter o cabelo liso a lavagem reversa pode não ser para você. Isso porque o uso do xampu depois do condicionador deixa as escamas do cabelo abertas, portanto com mais volume e frizz. Donas de fios grossos e ondulados também devem optar pela lavagem tradicional.

E você pretende dar uma chance para a lavagem reversa? Queremos ouvir suas dúvidas e seus comentários!

Por Thamirys Teixeira

Comente