Dicas para salvar os cabelos no verão

Dicas para salvar os cabelos no verão

Os excessos do verão como horas no sol, mergulhos no mar e na piscina, são grandes vilões para os seus cabelos. Mas não é necessário perder a oportunidade de se divertir só para manter os fios saudáveis e bonitos.

O dermatologista Ademir Jr., especialista em medicina capilar, preparou uma lista com 12 ações simples que podem salvar os seus cabelos! Confira:

1- Bonés e chapéus são parceiros de qualquer cabelo quando na praia ou piscina para, evitar os danos causados por raios UV.

2- Se não gosta de bonés ou chapéus, de preferência aos produtos sem enxágue para proteção solar, mas reaplique a cada 2 ou 3 horas.

3- Produtos com silicones normalmente formam um filme que impermeabiliza os fios contra as químicas da água da piscina e o sal da água do mar.

4- Na ausência de uma ducha deixe sempre uma garrafinha de água mineral próxima para enxaguar os cabelos após sair do mar ou da piscina. A água mineral não só tira o excesso de sal e da química do cabelo assim como ajuda a deixá-lo mais bonito

5- Nunca encha o cabelo de creme e vá para o sol (hábito muito comum nas praias e clubes). Química associada ao sol, mesmo de produtos hidratantes, deixam os cabelos mais frágeis e danificam os mesmos com facilidade.

6- Em relação ao item anterior, se o produto hidratante for aplicado em cabelo úmido antes de tomar sol, o risco de dano é ainda maior.

7- Lavar os cabelos após sol, mar e piscina deve sempre ser feito com água mais morna ou fresca. A água quente desidratada os fios e prejudica as proteínas capilares.

8- Chegou em casa, lavou o cabelo, agora sim ele pode ser hidratado com máscaras para que fique bonito ao longo de todo o verão. Dê preferências para aquelas que têm óleos vegetais e aloe vera (babosa), em sua composição.

9- Se não tiver nenhuma máscara hidratante em casa, mas tiver um copo de iogurte natural, não hesite, use-o como máscara hidratante. O iogurte apresenta nutrientes que são excelentes para a boa saúde dos fios.

10- Se o cabelo estiver danificado pelo sol, mar e piscina, evite químicas pesadas em salões. Se realmente houver necessidade de fazer, que seja feito antes um teste da mecha para saber se o cabelo suporta. Ainda assim cabelos danificados pelo sol e água do mar e piscina ficam mais sensíveis a qualquer tipo de química.

11- Produtos neutros, como xampus infantis, para cabelos tingidos ou quimicamente tratados (que precisam ser suaves pois são cabelos por si só mais fragilizados), ou específicos para a estação (como lançam muitas empresas nesta época do ano), são sempre boas pedidas.


12- Percebeu que os cabelos estão muito fragilizados e está de viagem para a praia, visite um médico antes e peça orientações de como evitar maiores danos e quais os melhores produtos para usar nestas situações.

Anotou? Agora é só curtir o verão!

Comente