Decapagem: quem deve fazer?

Decapagem quem deve fazer

Certamente, em algum dia, toda mulher já ouviu o termo "decapagem" no salão de cabeleireiro. Mas para que ela serve? Quem pode e deve fazer?

Segundo o cabeleireiro Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, a decapagem é um processo feito para descolorir alguns tons do cabelo. "Ela é necessária quando se precisa clarear um tom de tintura que ficou muito escuro", explica.

Além disso, ela também é usada quando a pessoa quer mudar o visual e escolhe uma cor bem mais clara que a anterior. Ou seja, é preciso eliminar um pouco a tintura antiga para, então, aplicar a nova química.

Porém, vale lembrar que não são todas as mulheres que podem fazer a decapagem, já que, como qualquer química, ela danifica os cabelos. "É preciso que os cabelos estejam com uma resistência boa, porque o processo resseca demais os fios. Se eles não estiverem em condições favoráveias, certamente vão quebrar", conta Coraza.

O cabeleireiro ressalta alguns efeitos colaterais do procedimento: "Os fios ficam extremamente porosos e ressecados. Portanto, só faça em última necessidade".

Marcos comenta que existem outras opções, que também deixam os cabelos com o tom desejado e bem menos agressivos, como, por exemplo, fazer algumas luzes. Dessa forma as madeixas clareiam aos poucos.

Caso haja a necessidade de uma decapagem, tudo bem, o mundo não vai acabar. Depois de ter feito o procedimento e conseguir chegar à cor perfeita e escolhida da tintura, basta agendar mais algumas visitas ao cabeleireiro para fazer tratamentos que retomem a maciez e o brilho dos cabelos.


"Eles vão precisar de muita hidratação, de preferência toda semana. Para que o cabelo retome sua melhor forma, fazer ao menos duas cauterizações no mês também é bastante indicado", finaliza.

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente