Cuidados com os cabelos no inverno

Mantenha a saúde dos cabelos no inverno

Com a chegada do inverno e a queda nos termômetros, os banhos ficam mais quentes e a alimentação mais calórica, dois fatores que podem prejudicar a saúde e a beleza dos cabelos.

Mesmo nesta época do ano, o professor do curso de Estética da Unopar, Robson Carlos Lopes, explica que a temperatura ideal da água é no máximo 20 graus.

"Quando a água do chuveiro está produzindo vapor, a temperatura dela já está em torno de 40 graus", alerta. O calor ativa as glândulas sebáceas, que ocasionará a produção de mais oleosidade, favorecendo o surgimento da seborréia e da caspa.

Segundo o especialista, a alimentação também influencia bastante na saúde dos fios.

"Costumo dizer que 35% dos cabelos é genética. A porcentagem restante é resultado da boa alimentação e dos cuidados certos", ensina Robson.

Ele recomenda ter sempre no cardápio vitaminas A e E, além de frutas vermelhas e alaranjadas, que contêm antioxidantes, bem como verduras. "Essa substância tem a função de fechar as escamas dos fios, aumentando inclusive a vida útil das tinturas", explica.

Para quem tem dúvida na hora de comprar um bom shampoo, o docente aconselha os de pH neutro.

"Quem precisar de uma limpeza mais profunda pode usar os antirresíduos. Assim como os anticaspa, esses shampoos tem um pH maior e grande poder de limpeza, mas não devem ser usados constantemente porque podem causar o ressecamento do cabelo", indica. O ideal é comprar produtos indicados para cada tipo de cabelo.

"O cabelo não precisa ser lavado diariamente. No entanto, se a lavagem for diária recomendo que seja feita no período da manhã, para que o couro cabeludo seque ao longo do dia", aponta.


Dormir de cabelo molhado nunca. E se na hora do banho você nunca sabe quando o cabelo já está limpo, Robson, que contabiliza 30 anos de experiência nessa área, dá uma dica de profissional. "Quando o fio oferece resistência e assobia no contato com os dedos está pronto".

Cada pessoa tem de 100 a 140 mil fios de cabelo na cabeça, cuja quantidade depende muito da coloração. De acordo com o especialista é normal perder de 50 a 80 fios por dia. O cabelo é uma estrutura morta, não se regenera, mas pode ser exercitado. "Aquele costume antigo das nossas avós de escovar os cabelos antes de dormir é uma excelente receita de beleza", completa.

Por Jessica Moraes

Comente