Cuidados com os cabelos em época de festas

Cuidados com os cabelos em época de festas

Foto: Dreamstime

Fim de ano é sinônimo de festa e comemoração. Ou seja, o momento para cuidarmos da beleza, contando com um arsenal de ferramentas: secador, chapinha, babyliss, só para citarmos algumas. Todos esses procedimentos, porém, podem danificar os fios deixando-os secos e quebradiços.

Para reverter e prevenir alguns danos, deve-se recorrer a cuidados que preservem a saúde dos fios e também evitar algumas atitudes que os prejudiquem. Confira!

- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.

- Use sempre shampoo e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido.

- Não use shampoo demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.

- Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de shampoos e condicionadores e use um shampoo anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.

- Não deixe condicionador no cabelo. Os condicionadores deixam as escamas dos fios abertas. Dessa forma, conseguem infiltra-se e tratar dos fios, porém ficar com o condicionador após o banho impede o fechamento das escamas que por sua vez deixam os cabelos elásticos e quebrando-se facilmente.

- Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

- Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.

- Prender o cabelo molhado de vez em quando não tem problema. No entanto, deixar o couro cabeludo molhado por um período muito longo, pode resultar em fungos e criar caspa e ainda deixar a raiz fragilizada e provocar a queda do cabelo.

- Antes de usar o secador retire o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.

- Não passe chapinha no cabelo molhado. Essa atitude agride profundamente os fios deixando-os queimados e quebradiços.

- Não fique mais de três meses sem cortar. Após esse tempo, as pontas abrem e os fios começam a quebrar mais. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

- Evite desembaraçar os cabelos com escovas maleáveis demais. As escovas com cerdas moles são mais difícil de usar, e ainda quebram os cabelos. Utilize um pente com dentes largos e firmes ou uma escova mais resistente.

- Fazer hidratação é fundamental para deixar os cabelos leves e nutridos, além de proporcionar maciez e brilho, visto que as químicas (tinturas, alisamentos, relaxamento e etc.) danificam os cabelos.

- Decida qual tratamento você quer fazer no cabelo, visto que a química demais deixa os cabelos fracos e danificados. Opte por no máximo dois tratamentos, e claro não esqueça de hidratar os cabelos todo mês.

- Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.


- A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.

Por Jessica Moraes

Comente