Cronograma capilar: conheça em detalhes

cronograma capilar

Shutterstock

A nova tendência em tratamento para os cabelos é o cronograma capilar, mas você sabe o que significa e no quê ele consiste?

O cronograma capilar é um programa de quatro semanas que reveza máscaras capilares com três finalidades: hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

As máscaras hidratantes geralmente são usadas no início do tratamento. Essa etapa é o primeiro passo de toda reparação capilar, pois prepara o cabelo para absorver e fixar os outros nutrientes, além de deixá-lo mais resistente.

Em seguida o cronograma capilar sugere que sejam usadas máscaras de nutrição e reconstrução. As máscaras nutritivas repõem os lipídios nos fios ressecados e costumam ser carregadas de óleos essenciais e vitaminas.

Já as máscaras reconstrutoras são específicas para quem realmente tem cabelos danificados, pois visa a reposição da queratina perdida e são identificadas por conter proteínas, como colágeno.

Vale frisar que o tratamento deve ser feito no salão. As máscaras comerciais, que são vendidas ao consumidor direto, costumam ter baixa concentração de princípios ativos. Já as máscaras profissionais são mais concentradas e muitas vezes o próprio cabeleireiro é quem manipula os cremes.


O efeito é maravilhoso, mas não tem milagre. Apesar da real reposição de proteínas e nutrientes nos fios, o resultado é temporário. Recomenda-se a visita a um dermatologista tricologista, pois dependendo de cada caso, pode ser indicado o uso de suplementos alimentares via oral - sempre com indicação médica.

Por Jessica Moraes

Comente