Cremes capilares com filtro solar

Cremes capilares para o verão

Não é só a pele que merece cuidados no verão. Os cabelos também sofrem com a ação do sol, mar, vento e piscina e, portanto, precisam de proteção especial. Aquela velha história de só cuidar dos fios na volta das férias está totalmente errada. O ideal é substituir o shampoo e o condicionador habituais por similares com filtro solar.

Os raios ultravioletas penetram no fio, oxidam os pigmentos e alteram a cor e a textura dos cabelos. Os vermelhos, por exemplo, podem ficar alaranjados, os loiros, esverdeados e, os castanhos ganham mechas amareladas. Para impedir que os cabelos fiquem opacos, quebradiços, ressecados e percam pigmento nesta época, existem diversos produtos no mercado especialmente desenvolvidos para a estação mais quente do ano.

A Wella Professionals traz a nova linha Lifetex Sun, com complexo nutritivo e óleo de noz de macadâmia, que nutre e protege o cabelo das ações nocivas, garantindo a saúde, maciez e o brilho por todo verão. O Vitamin Shake, por exemplo, é um condicionador bifásico, sem enxágüe, que salva os cabelos da ação do sol, já que contém proteção UV. Seu óleo de macadâmia ajuda a formar uma barreira protetora. Deve ser passado durante e após a exposição solar.

A Sun Mask, da mesma marca, é usada para hidratar e proteger o cabelo contra o ressecamento. Também contém proteção UV e deve ser aplicada apenas uma vez por semana após a exposição ao sol. A ação dura 10 minutos e, após isso, deve ser feito um enxágüe.

O Pró-V Reparação Intensa, da Pantene, trata-se de uma linha composta por shampoo, condicionador e máscara reparadora, à base de pró-vitamina B5. Este componente reconstitui o cabelo naturalmente, prevenindo o ressecamento dos fios e do couro cabeludo, reparando danos causados por química, sol e mar e deixando os cabelos flexíveis.

A marca Seda também tem produtos especiais para a estação. O Verão Block bloqueia os efeitos da exposição ao Sol e à água, além de hidratar os fios. Contém filtro UV e polpa de coco. A linha Seda Verão Iluminé realça e destaca a luminosidade do cabelo, ativando seu brilho por meio da luz solar. Outra novidade que completa a linha é o Acqua para pentear. Trata-se de um splash prático e portátil que pode ser aplicado nos cabelos molhados ou secos, ajudando a desembaraçar os fios e controlar o frizz.

Cabelos que passaram por alisamento, permanente e relaxamento precisam de cuidados extras. Isso porque, durante esses tratamentos, para dar nova forma aos cabelos, perde-se queratina e elasticidade. Além disso, as cutículas abertas facilitam o desbotamento da cor. Alguns produtos, formulados para esse tipo de cabelo, podem ajudar. Os secadores de cabelo devem ser usados apenas quando for necessário.

Vale ainda lembrar que, além do sol, os grãos de sal do mar funcionam como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar. Por isso, depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com uma garrafa de água mineral.

Outros cuidados básicos também podem ser tomados, aliados aos produtos de tratamento. Hidratar os fios freqüentemente é fundamental. Só assim eles podem passar ilesos - e lindos - pelas férias.

Por Cristina Boscolo e Sabrina Passos (MBPress)

Comente