Como pintar os cabelos em casa?

Aprenda aqui como pintar os próprios cabelos e economize no final do mês!
pintar cabelos em casa

Pintar os cabelos em casa pode ser mais fácil do que você imagina! Foto - iStock/© ValuaVitaly

A necessidade de economizar dinheiro e o pouco tempo disponível, vem tornando a tarefa de ir no salão de beleza cada vez mais difícil de ser cumprida. Diante da atual crise financeira do país, é preciso aprender a 'se virar' e cuidar dos próprios cabelos, seja na hora da hidratação ou de pintar os cabelos em casa.


Mas afinal, como fazer a tradicional tintura fora do salão? O medo de estragar as madeixas e a falta de prática não precisam ser obstáculos, basta querer e aprender!

Para te ajudar nessa missão, conversamos com o hairstylist Bruno Lemes. Ele contou que a escolha da cor deve estar em harmonia com o tom da pele, olhos e traços do rosto. 

“Antes de pintar os cabelos, faça a prova de toque para ter certeza de que não tem sensibilidade ao produto. Se eles já forem tingidos e você escolher uma cor mais clara do que a atual, será necessário realizar uma descoloração prévia, pois nenhuma tintura tem o poder de clarear os cabelos já tingidos. Tintura não clareia tintura”, explica o especialista. 

Como pintar os cabelos em casa:

Antes de iniciar o procedimento é necessário estar com os cabelos secos. O ideal é não lavá-los por pelo menos 24 horas. Quem tem fios longos ou volumosos precisará de dois kits de tintura. 

Na hora de mudar a cor das madeixas, aplique o creme hidratante que vem com o kit ao redor do rosto, orelhas, nuca e pescoço. “Isso ajuda a evitar que as tinturas provoquem manchas na pele”, diz o hairstylist. 

Em seguida, prepare o produto exatamente como orienta o folheto explicativo e use luvas para a aplicação. Escolha uma roupa mais velha e confortável, pois a tinta pode manchá-la. Além disso, envolva a parte de cima do corpo com uma toalha de banho.

Divida os cabelos em várias mechas largas para que o produto seja distribuído corretamente pelos cabelos. Comece pela parte posterior da cabeça, perto da nuca, pois é nessa região que os fios costumam resistir mais à ação da tinta. 

Depois de aplicar a tinta em toda a cabeça, olhe o tempo de pausa indicado pelo fabricante. Se deixar menos que o recomendado, o clareamento ou a fixação da tinha poderá ficar comprometido. Já um tempo superior pode manchar ou até mesmo danificar os fios. 

Gostou? Depois da aplicação é importante tomar alguns cuidados com os fios. “No dia-a-dia, procure usar xampus e condicionadores desenvolvidos especialmente para cabelos tingidos”, finaliza Bruno Lemes.

Por Thamirys Teixeira

Comente