Como lavar os cabelos sem gastar água

Economizar água nunca é demais! Veja nossa dicas para deixar os cabelos lindos de forma mais consciente
lavar cabelo menos água

foto: Shutterstock

A gente sabe que em tempos de crise de água o shampoo a seco é um grande aliado para evitar que lavemos os cabelos todos os dias. Ele absorve a oleosidade e proporciona um aspecto mais limpo dos fios. Mesmo assim, cabelo não vive de shampoo seco, né? 

Nós já falamos aqui que o uso contínuo do produto não é aconselhável porque o couro cabeludo acaba acumulando muitos resíduos. Então, não tem jeito, uma hora o cabelo precisa de água.

De qualquer forma, dá para lavar o cabelo sem gastar muita água, sim! É só tomar algumas medidas que, por menores que pareçam, já fazem uma boa diferença. Confira!


- Uma dica para não ligar o chuveiro de cara é umedecer o cabelo antes com um borrifador para aplicar o shampoo já diluído. Com isso, já evita alguns litros de água em vão.

- Se o comum era aplicar o shampoo de duas a três vezes agora o ideal é aplicar uma vez só. Isso diminui bastante a duração da lavagem e, consequentemente, o gasto de água.

- Use o shampoo uma única vez e espalhe-o no couro cabeludo com o chuveiro desligado. Procure usar apenas o suficiente para limpar a raiz dos fios. Quanto mais espuma, mais água é necessária para o enxágue.

- Substitua o condicionador por um leave-in sem enxágue. Você pode aplicá-lo logo depois de retirar toda a água do cabelo com a toalha. Assim você economiza mais água que usaria se estivesse usando o condicionador.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: economizar água