Como fazer mechas em casa

Mechas em casa

Queremos cada vez mais independência no tratamento do nosso cabelo, ao mesmo tempo em que desejamos que os fios sejam saudáveis. Quando o assunto são as mechas, principalmente depois do lançamento de kits específicos, fica a dúvida: é possível fazer mechas em casa ou um profissional será sempre necessário?

Marcos Proença, proprietário do salão paulistano Marcos Proença Cabeleireiros, é a favor do procedimento caseiro: "É plenamente possível fazer mechas em casa, contanto que se tome o cuidado de seguir a risca o procedimento indicado na bula do produto".

Segundo o profissional, o ideal é não lavar os cabelos antes de aplicar a tintura: "A oleosidade natural dos fios forma uma película protetora". Mas não precisa ficar uma semana com o cabelo sujo, viu? É só não lavar no dia da aplicação e a proteção está garantida.

Marcos Proença indicou o Imédia Excellence Californianas, de L’Oréal Paris. Mas você também pode optar pelo Kit Mechas, da Biocolor, ou o Kit para Mechas e Luzes, da Koleston. O modo de aplicação pode variar de produto para produto (por isso, leia atentamente a bula!), mas o básico é o seguinte:

1) Separe o cabelo ao meio, verticalmente, de modo a obter duas partes iguais com uma divisão central. Se você tem o cabelo curto, coloque alguns grampos de plástico na parte de trás para ajudar a manter o cabelo repartido e facilitar a aplicação.

2) Siga as instruções da bula para preparar o produto (não é preciso adicionar mais nada além dos ingredientes contidos na caixa) e, com as luvas, aplique a mistura na escova expert até cobri-la por inteiro.

3) Comece a aplicação do produto entre as orelhas e o queixo em uma das partes já separadas. Aplique primeiro na parte de trás da cabeça, do comprimento às pontas e evite usar o produto no couro cabeludo.

4) Recarregue a escova e, em seguida, aplique a mistura no comprimento e pontas da parte frontal da cabeça. O produto pode ser deixado de maneira irregular para obter um efeito natural e com movimento. Repita os passos 3 e 4 na outra metade do cabelo.

5) Deixe agir de 25 a 45 minutos, dependendo da intensidade de clareamento desejado. Lembrando que não adianta deixar a tintura no cabelo além desse limite, pois ele não clareará além do indicado na caixinha. Manter o descolorante agindo por mais tempo só danificará os fios.

6) Enxágue o cabelo com água morna, mantendo as luvas e aplique o xampu condicionante que vem no kit.

"Na primeira vez, faça simplesmente um efeito degradê leve para um resultado luminoso sob medida e sem demarcações. É sempre melhor errar para menos, do que para mais", recomenda Proença. E, se você tem cabelos nos ombros, comece a aplicação na altura das orelhas.

A voz da prudência

Ao contrário de Proença, a tricologista ortomolecular (especialista em medicina capilar) Sandra Assis Maia, da clínica Alto Stima, não acredita que o procedimento seja indicado para fazer em casa. "A má utilização dos produtos pode causar queda e ressecamento dos fios, além da possibilidade de uma dermatite química e quebra dos cabelos", explica.

"Essas tinturas, mesmo sendo produtos domésticos, são químicas e podem danificar bastante os fios. O melhor a se fazer é comprar e levar o produto para ser aplicado em um salão", complementa Sandra.

Antes de realizar qualquer procedimento, verifique se não há lesões no couro cabeludo e certifique-se que, depois, não restarão resquícios do produto. Além disso, invista pesado em hidratação e fortalecimento, principalmente dos fios descoloridos.

E aí, aposta na segurança ou na praticidade? Seja qual for sua escolha, siga todas as instruções que lhe forem dadas (as da caixinha ou do cabeleireiro) a fim de garantir um efeito bonito e duradouro.

* Serviço: Marcos Proença, proprietário do salão paulistano Marcos Proença Cabeleireiros.

Clínica Alto Stima

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: luzes reflexo mechas cabelos com mechas