Como fazer hidratação em cabelos oleosos

hidrataçãocabelosoleosos

Foto - Shutterstock

Engana-se quem pensa que cabelos oleosos não precisam de hidratação e não sofrem com o ressecamento. A maioria dos cabelos oleosos tem gordura em excesso apenas na raiz, onde o óleo é produzido. E esse óleo costuma não chegar às pontas, deixando o corpo do cabelo seco e quebradiço.

A hidratação desse tipo de cabelo depende muito de como é feita a limpeza dele. Antes de fazer qualquer hidratação, é preciso controlar a oleosidade. Um shampoo específico pode dar conta do recado. Ele deve ser aplicado apenas na raiz, e não nas pontas. A ideia é que ele abra as cutículas e nas pontas, pode ser que aumente o aspecto de ressecado.

Em contrapartida, como a oleosidade se forma na raiz, você deve evitar passar qualquer creme hidratante ou máscara nessa região, passando apenas nas pontas. Caso contrário, o excesso de oleosidade vai deixar o cabelo pesado e sem brilho.

Para esse tipo de cabelo, o ideal é fazer hidratação pelo menos uma vez a cada 15 dias. A raiz oleosa tem como consequência a descamação, que pode ser resolvida com um shampoo esfoliante, uma vez por semana, no máximo.

Essas dicas valem para cabelos oleosos virgens, que não contam com tratamentos químicos. Tinturas e alisamentos mudam a estrutura dos fios e costumam ressecá-los, principalmente quando são feitos desde a raiz. Se esse é o seu caso, você deve avaliar o seu novo tipo de cabelo para tratá-lo de acordo.


Por Helena Dias

Comente