Como diminuir ou aumentar o volume dos fios

volumecabelos

Shutterstock

Fios ralos ou volumosos? Dilemas que toda mulher enfrenta com os cabelos. Para colocar um fim nesse problema, a técnica de Beleza da Condor, Andreia Pinheiro de Souza, dá dicas de como aumentar ou diminuir o volume dos cabelos, do jeito que você gosta!

Aumento de volume

Para aumentar o volume das madeixas, um dos cuidados essenciais é utilizar produtos específicos para encorpá-los. Mas quem tem os cabelos oleosos precisa estar atenta às linhas específicas para esse tipo de cabelo, pois podem ressecar demais as pontas. Nesse caso, a escolha ideal são os xampus e condicionadores para fios mistos, produtos específicos para cabelos finos e sem volume, que tenham em sua formulação resina e pantenol, e os ativadores, como mousse e spray de volume.

"Para secar os cabelos com o secador, abaixe a cabeça e jogue os cabelos para frente. Comece pela nuca, depois percorra todo o couro cabeludo e, em seguida, o comprimento. Evite deixar o jato quente do secador muito tempo no couro cabeludo, para evitar a oleosidade. Para diminuir o frizz, coloque o jato frio do secador nos fios arrepiados", sugere Andreia.

Outra dica é aplicar um spray quando os fios estiverem úmidos, mecha por mecha e utilizar o secador na temperatura morna. Pomadas, óleos para as pontas, finalizadores de cabelos, devem ser evitados assim como ficar mexendo nos fios.

Diminuir o volume

Para os cabelos com volume, a cabeleireira indica o uso de leave-in, condicionador sem enxágue, máscara de hidratação com concentração de óleo e hidratações semanais, para que ele não fique com aspecto "armado".

"O leave-in é um aliado, para cabelos lisos e pouco ondulados que armam de repente quando secam naturalmente. A aplicação do produto pode ser feita nos fios úmidos ou secos, dependendo da necessidade", diz a cabeleireira. O produto também pode ser aplicado a partir de um dedo da raiz, do meio para as pontas ou simplesmente nas extremidades dos fios, conforme o estado de ressecamento dos cabelos e o nível de controle do volume que se quer obter. "O mais importante é aplicar sempre em pequenas quantidades, evitando que o resultado final fique pesado e emplastrado, por conta do excesso de produto", completa.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: volume