Como cuidar dos cabelos de acordo com seu ciclo menstrual

A oleosidade dos fios pode oscilar e os cuidados devem mudar! Entenda
cabelos ciclo menstrual

Saiba como manter os fios maravilhosos em todos os dias do mês e escape do famoso "bad hair day". (Foto: iStock_patronestaff)

Durante cerca de 28 dias, o nosso corpo passa por constantes revoluções hormonais que tem como consequência a menstruação. Essas mudanças influenciam não só no seu humor e disposição, como podem afetar diretamente a beleza dos cabelos!


Isso mesmo, dependendo do período do ciclo menstrual seus fios podem ficar mais secos, oleosos ou até mesmo quebradiços. De acordo com a dermatologista Sophia Kogan para o Refinery29, até a raiz das madeixas podem sofrer os reflexos dos seus hormônios.

Por isso nada mais justo do que basear-se nessas alterações para dar o tratamento adequado que seus fios merecem. Veja abaixo quais são as quatro fases do ciclo menstrual e como tratar seu cabelo para cada uma delas. Confira:

1ª Fase: pós período e preparo para o período fértil 

Esta fase começa nos últimos dias da sua menstruação. Seus níveis de estrogênio - hormônios que preparam o útero para uma possível gravidez - caem e com isso a produção de óleo do seu couro cabeludo também vai lá para baixo. Isso pode ser ótimo para a sua pele, mas não podemos dizer o mesmo em relaçao aos cabelos que podem ficar secos e opacos.

Dica: não deixe a hidratação de lado! Aproveite este período de vulnerabilidade dos fios para usar máscaras de hidratação intensa. Você também pode aproveitar a época para lavar menos os cabelos e manter a beleza dos fios com reparadores de ponta à base de serum.

2ª Fase: ovulação

Aproximadamente uma semana antes dos efeitos da TPM novos óvulos estão sendo produzidos pelo seu corpo. isso significa que seu corpo vai produzir mais estrogênio e excesso de sebo. Sua pele e cabelos ficam mais oleosos o que é bom de certa forma pois repara a falta de oleosidade dos dias anteriores.

Dica: use produtos leves que não deixam oleosidade nos fios. É neste período que os cabelos ficam mais bonitos e com a oleosidade devidamente equilibrada.

3ª Fase: TPM (Tensão Pré-Menstrual)

Nesta fase, seu corpo começa a arranjar espaço para gerar um bebê. Se isso não acontece uma série de efeitos começam a atingir seu corpo como acne, dor nos seios, emoções à flor da pele e ainda mais óleo nos cabelos.

Dica: use e abuse dos shampoos secos (veja como fazer shampoo seco em casa)! Eles vão te ajudar a controlar este excesso de sebo desde a raiz dos fios. Vale informar que se você pretende fazer qualquer tipo de tratamento químico nos fios, como alisamentos e coloração esta com certeza é a melhor época. Isto porque a oleosidade natural ajuda a proteger a fibra capilar.

4ª Fase: menstruação 

Quando seu corpo começa a colocar para fora tudo o que não utilizou você pode se sentir letárgica e desconfortável. Em meio à tudo isso, seus cabelos continuam oleosos mas, ao contrário da fase anterior, deve-se evitar fazer qualquer tipo de coisa que agrida os fios, como a tintura e principalmente o alisamento.

Dica: invista nos penteados, largue mão de extensões de cabelo e tudo que te deixar desconfortável. Sua raiz está sensível e merece cuidados!

Por Thamirys Teixeira

Comente