Como cuidar dos cabelos cacheados no inverno?

Seguindo dicas básicas é possível deixá-los bonitos e saudáveis durante toda a estação
cabelos cacheados inverno

iStock/© Anchiy

Inverno exige cuidados redobrados com os fios, ainda mais tratando-se de cabelos cacheados. Isto porque os fios ondulados são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo não acontece de forma homogênea ao longo do fio.


Além disso, por serem mais volumosos e difíceis de pentear, os cachos acabam ficando com a definição comprometida. Então, mantê-los bem lavados (sempre com água fria!) e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida.

De acordo com Lúcia Santana, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, maior rede do Brasil especializada em cabelos crespos e ondulados, os cuidados com os cachos não devem se restringir ao inverno.

“Ao longo do ano, é necessário hidratar os fios em casa duas vezes na semana e uma vez ao mês no salão”, orienta. Também é indicado cortar os cabelos a cada dois meses. “Para renovar os fios, dar movimento e eliminar as pontas mais ressecadas”, explica Lúcia.

Quer madeixas maravilhosas que resistam aos danos do secador e/ou chapinha? Confira dicas imperdíveis da profissional:

Ignore o frio

Isso mesmo! Mesmo no inverno, lave os cabelos utilizando apenas água fria, pois a água quente resseca ainda mais os fios;

Hidrate muito!

Lave e hidrate os fios duas vezes por semana e remova diariamente o creme de pentear, apenas com água. Utilize também máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa e no salão.

 Massagem capilar

Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.

 Use creme de pentear

Com os cabelos ainda molhados, porém sem excesso de água, aplique, em pequenas quantidades, o creme de pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária. Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta;

 Use difusor

Antes de ligar o secador, arrume os cabelos no difusor com objetivo de evitar o efeito de frizz. Para mover o difusor de um lado para o outro da cabeça, é necessário desligar o secador e acomodar os fios para então ligar  novamente o secador (difusor). Para finalizar o processo, após os cabelos estarem secos, vale soltar os cachos utilizando algumas gotas de reparador de pontas com objetivo de dar movimento, potencializar o brilho e promover proteção para as pontas;

Por Thamirys Teixeira

Comente