Como colorir e cuidar dos fios tingidos

Como colorir e cuidar dos fios tingidos

Para acertar na coloração dos fios em casa, a hair stylist Lilian Souza explica que existem três regras básicas: a escolha da cor, a aplicação correta e cuidados no dia-a-dia.

A aplicação deve ser feita de maneira diferente no caso de mulher com ou sem fios brancos. Quem quer esconder os brancos deve, na primeira coloração, aplicar a tintura em todo o fio, da raiz até a ponta, deixando agir de 30 a 45 minutos. Na hora de retocar, o mais importante é aplicar primeiro na parte crescida do cabelo, deixar agir por 30 minutos e em seguida puxar para as pontas, onde a ação deve durar 10 minutos.

"Esse cuidado é essencial, pois o excesso de tinta nas pontas causa uma grande sobrecarga de pigmentos, por isso, é muito comum vermos cabelos mais claros na raiz e muito escuros nas pontas. Além disso, com o passar do tempo essas pontas ficam opacas e quebradiças, facilitando o aparecimento de pontas duplas."

Já para quem quer apenas mudar o visual a primeira coloração é diferente. A aplicação deve ser feita em todo o comprimento dos fios a partir de um centímetro da raiz, deixando agir por 25 minutos. Em seguida aplicamos na raiz onde deverá agir por cerca de 10 minutos. Para retocar, o procedimento é o mesmo em todos os tipos de cabelos. Deve-se começar a aplicação pela raiz, deixando agir por 25 minutos, em seguida puxar para as pontas, deixando de 5 a 10 minutos.

Para manter a cor bonita por mais tempo, a hair stylist alerta para a importância da escolha de bons produtos para o uso diário. Na hora de escolher o shampoo, dispense os shampoos anti-resíduos. Eles dilatam a cutícula, deixando as escamas do cabelo abertas. Quando ocorre a lavagem, os pigmentos escorrem literalmente pelo ralo.

O uso do condicionador é essencial, mesmo para quem tem cabelos oleosos, pois ele consegue selar as escamas, reduzindo a sensação de fios ásperos deixada pelo shampoo, além de normalizar o PH. "A dica é sempre aplicar deixando a raiz livre, pois nosso organismo já produz quantidade de óleo suficiente para hidratar o couro cabeludo".

Outra coisa fundamental para quem tinge o cabelo é hidratar os fios sempre. Depois de colorações, alisamentos ou qualquer outro processo químico, é necessário hidratar a cada 30 dias, para conseguir a reposição de alguns nutrientes perdidos.

Ainda de acordo com Lilian, cortar as pontas também faz parte do processo. Para cabelos médios o corte deve ser feito uma vez ao mês, mas para quem prefere longas madeixas, o corte pode ser feito de três em três meses.


Agora é só seguir as dicas para conseguir a cor que deseja e manter os fios lindos e com cara de bem cuidados.

Por Larissa Alvarez

Comente